PESQUISA

Reclamações contra planos de saúde dobram em 5 anos; veja ranking

Índice da ANS aponta que grau de insatisfação saltou de 2018 a 2023. A principal reclamação se refere à cobertura dos convênios

Luana Patriolino
postado em 23/05/2023 22:13

O Índice Geral de Reclamação da Agência Nacional de Saúde (ANS) registrou crescimento no que tange a insatisfação dos usuários de convênios nos últimos 5 anos. Segundo a série, implementada em 2018, o número era de 15,5 no primeiro ano de pesquisa. O nível subiu para 37 em 2022 e, nos quatro primeiros meses de 2023, o indicador saltou para 44,8. O dado foi divulgado nesta semana.

De acordo com o levantamento, o líder de reclamações é Unimed-Rio. Em seguida, aparecem São Cristóvão Saúde, Notre Dame Intermédica e Alvorecer (confira lista abaixo). As principais reclamações se referem à cobertura dos convênios.

“Esses problemas são gerados por uma questão de cobertura de plano de saúde que não são entendidas pelos usuários. Cerca de 70% a 80% dos planos são contratados pelo mundo corporativo, pelas empresas, quer seja coletivo empresarial ou por adesão”, destaca Cláudio Tafla, presidente da Aliança para Saúde.

“Então, o usuário na ponta muitas vezes não sabe o que foi contratado. E por não saber, às vezes entra com demandas contra aquilo que não foi contratado e aí fica ao jurídico a decisão. Essa instabilidade, esse problema de comunicação tem que ser melhor trabalhado e desenvolvido”, conclui Tafla.

As maiores reclamações

Unimed-Rio — 164,9
São Cristóvão — 147,5
Notre Dame Intermédica — 120,2
Alvorecer — 117,4
Unimed São Gonçalo — 106,6
Vision Med — 100
Bradesco Saúde — 93
SulAmérica — 92,2
Humana Assis. Médica — 73,6
Prevent Senior — 63

Fonte: ANS

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação