Religião

Nove em cada 10 brasileiros acreditam em Deus, aponta pesquisa

Segundo a pesquisa Ipsos, 89% da população do Brasil acredita em Deus ou em um poder maior; a maior taxa do mundo

Cecília Sóter
postado em 26/05/2023 17:29
 (crédito: Pixabay/reenablack)
(crédito: Pixabay/reenablack)

Uma pesquisa realizada pela Ipsos aponta que o Brasil é o país do mundo que mais acredita em Deus ou em um poder maior, com 89% da população — cerca de nove em cada 10 pessoas. O dado foi apurado através da pesquisa Global Religion 2023, realizada em 26 países.

No ranking, o Brasil aparece empatado com a África do Sul, ambos com 89%. Em seguida estão a Colômbia (86%), México (85%), Peru (84%) e Turquia (82%). Na outra ponta da pesquisa estão Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%), como os países que menos acreditam em Deus ou em um poder maior. A média global é de 61%.

O Paraíso

Em relação à existência do 'Paraíso', o Brasil aparece novamente em primeiro lugar ao lado do Peru, com 79% dos entrevistados afirmando que acreditam. Em seguida estão a África do Sul, Colômbia e Turquia, com 78%.

A França (31%), o Japão (28%) e a Bélgica (22%) são os países mais céticos quando o assunto é "ir para o céu."

O Inferno

Já sobre a crença no 'Inferno', a Turquia lidera o ranking com 76%, seguido do Brasil, com 66% dos entrevistados afirmando acreditar na existência do lugar, e a Tailândia em terceiro com 63%. Do outro lado da tabela aparecem a Espanha, com 22%, seguida pela Suécia, com 21%, e a Bélgica, com 16%.

Fé para superar crises

O Brasil aparece novamente em primeiro no quesito capacidade de superar crises, como doenças, conflitos e desastres. 90% dos brasileiros entrevistados afirmaram que acreditam que Deus ou forças maiores os permitem superar esses desafios.

A Colômbia e a África do Sul ocupam o segundo lugar, ambas com 89%. Já a Suécia (56%), Coreia do Sul (50%) e Japão (37%), são os que menos creem.

Religião

Quando questionados se seguem alguma religião, 76% dos brasileiros afirmaram que sim. Em primeiro lugar aparece a Índia, com 99% da população, seguida pela Tailândia (98%) e pela Malásia (94%).

Do lado oposto da tabela aparecem a Suécia e a Holanda, ambas com 46%, a Coreia do Sul, com 44% e o Japão com 42%. A média global é de 67%. No Brasil, a maior parte dos que dizem ter uma religião se denomina cristã (70%).

Contudo, apenas 49% dos brasileiros afirmam visitar ao menos uma vez ao mês igrejas, templos ou outros locais de culto. A média global dos países pesquisados para esta pergunta é de 30%.

A Índia lidera com 71% e o Japão aparece no fim da lista com apenas 5% de pessoas declarando frequentar estes locais regularmente.

A pesquisa Global Religion 2023 foi realizada pela Ipsos em 26 países, com 19.731 entrevistados, sendo aproximadamente 1000 no Brasil, entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. O estudo foi feito por meio da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, por meio da plataforma IndiaBus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação