Contaminação em alimentos

Fugini é indiciada por fungos e ovos de parasitas em molho de tomate

Investigação surgiu após denúncias de consumidores que compraram molhos contaminados

Estado de Minas
postado em 05/06/2023 18:33
 (crédito: Reprodução Fugini Site)
(crédito: Reprodução Fugini Site)

A Fugini, empresa de produtos alimentícios, um funcionário responsável pelo controle técnico de qualidade dos produtos e dois sócios foram indiciados, pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (02/06), por crime contra a relação de consumo. Laudos do Instituto Geral de Perícia do Rio Grande do Sul apontaram contaminação por fungos e ovos de parasitas em amostras de molho de tomate da Fugini.

A polícia investiga denúncias feitas por consumidores que relataram terem comprado molhos de tomate contaminados com fungos e ovos de parasitas em estabelecimentos na cidade de Viamão (RS).

A perícia analisou produtos de lotes diversos e adquiridos em mercados diferentes. Após as denúncias, o Instituto Geral das Perícias analisou amostras de embalagens de molhos de tomate coletadas em dezembro de 2022. Outras unidades foram examinadas pelo Lacen-RS e os exames indicaram a presença de estruturas fúngicas filamentares (bolor e mofo), bactérias e fragmentos de ovos de parasitas.

A Vigilância Sanitária também coletou outras amostras remetidas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).

A contaminação torna o produto impróprio para consumo humano porque alimentos com fungos estão associados a toxinas prejudiciais à saúde.

Confira a nota da Fugini

Fugini Alimentos, empresa referência no setor, com 27 anos de atuação no mercado, informa que não recebeu qualquer notificação da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão (RS), no âmbito de inquérito instaurado para averiguar a qualidade de alguns produtos da marca.

Vale ressaltar que à época da instauração do inquérito, em dezembro de 2022, amostras coletadas em diferentes pontos de venda e mercados da região foram enviadas ao órgão responsável por análises de saúde pública, o LACEN e, conforme a Fugini já demonstrou nos autos, os resultados dessa análise comprovaram a segurança do Molho de Tomate Fugini das amostras analisadas.

A Fugini reforça que, como preconiza a legislação brasileira e as boas práticas de fabricação, a empresa realiza análises microbiológica e físico-química de todos os lotes de produção de todos os produtos da empresa e os submete a rígidos controles de qualidade. Conforme se demonstrou nos autos, essas análises foram realizadas em amostras dos lotes investigados, que estavam dentro dos padrões de qualidade e saíram da fábrica em perfeitas condições de consumo.

Além disso, é importante destacar que os laudos que atestaram suposta presença de fungos em determinados produtos, que foram objeto de matérias jornalísticas nos últimos dias, não contaram com exames microbiológicos, metodologia cientificamente adequada para se chegar a possível resultado sobre a amostra analisada.

Por fim, mas não menos importante, os produtos analisados estavam com a embalagem aberta desde dezembro. Conforme consta da embalagem, a empresa recomenda que, para manter sua qualidade, o produto deve ser mantido sob refrigeração e utilizado em até um dia, uma vez que não leva conservantes em sua receita. Além disso, uma das amostras analisadas estava até mesmo com o prazo de validade expirado.

A Fugini reafirma que seus canais de atendimento estão sempre abertos para esclarecer quaisquer dúvidas. Nosso SAC (0800 702 4337 ou sac@fugini.com.br) está disponível, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00.

Seguiremos trabalhando de forma contínua para manter a sociedade informada sobre os pilares fundamentais que sustentam a idoneidade e o compromisso da marca com seus milhões de consumidores.

Equipe Fugini – Monte Alto (SP), 02 de junho de 2023

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação