São Paulo

São Paulo registra tremor de terra de magnitude 4,0 nesta manhã

Pelas redes sociais, moradores do interior e litoral do estado relataram sentir os abalos e receberam alertas nos celulares

Camilla Germano
postado em 16/06/2023 10:01 / atualizado em 16/06/2023 10:31
 (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil    )
(crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil )

Um abalo sísmico de magnitude 4.0 foi sentido por moradores de regiões no litoral e interior de São Paulo na manhã desta sexta-feira (16/6). Segundo a Defesa Civil do estado, apenas este tremor ocorreu na região do Vale do Ribeira. 

O horário em que o tremor o ocorreu foi por volta das 8h22, horário confirmado pela Defesa Civil ao Correio e, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o evento foi registrado na cidade de Itariri, mas sentido em outros locais. 

Na nota encaminhada a reportagem, a Defesa Civil informou também que não houveram relatos de ocorrência com vítimas ou danos estruturais. "Segundo o Centro de Sismologia da USP, o abalo foi de 4.0° na escala Hitcher e seu epicentro foi no município de Iguape. Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100km do seu epicentro. Abalos entre 3,5° a 5,4° são sentidos, no entanto, não costumam gerar danos estruturais", afirmaram também na nota. 

Pelas redes sociais, moradores de regiões atingidas relataram ter recebido alertas no celular sobre os tremores e com avisos de "evitar" a orla por risco de tsunami. Outros, contaram como foi a sensação do abalo.  

Confira alguns dos relatos:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação