FRIO

Santa Catarina amanhece com geada e termômetros em -6 ºC; veja fotos

A formação de um ciclone extratropical na costa catarinense também tem impactado nas condições de tempo do estado. O frio permanece pelas manhãs durante a semana

Correio Braziliense
postado em 19/06/2023 10:33
 (crédito: Reprodução/Instagram/@goularte_021)
(crédito: Reprodução/Instagram/@goularte_021)

Santa Catarina amanheceu com temperatura gélida nesta segunda-feira (19/6). Entre esta madrugada e as primeiras horas da manhã, a cidade de Urupema —  considerada a mais fria do Brasil — registrou -6,58 ºC. Outras oito cidades do estado registraram mínimas abaixo de 0 ºC: Urubici (-5,3 ºC), São Joaquim (-4,1 ºC), Bom Jardim da Serra (-3,6 ºC), Rio Rufino (-1,6 ºC), Bom Retiro (-1,1 ºC), Bocaina do Sul (-1 ºC), Otacílio Costa (-0,5 ºC) e Painel (-0,5 ºC). Ao longo do dia, o frio ficará ameno na região Sul, dando lugar ao sol.

Veja fotos:
  • As temperaturas baixas pela manhã seguem nos demais dias desta semana em Santa Catarina Reprodução/Instagram/@goularte_021
  • Moradores de Urupema registraram a geada na cidade Reprodução/Instagram/@goularte_021
  • Moradores de Urupema registraram a geada na cidade Reprodução/Instagram/@goularte_021
  • Moradores de Urupema registraram o frio na cidade Reprodução/Instagram/@goularte_021

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que realiza a previsão do tempo em Santa Catarina, as temperaturas baixas pela manhã segue nos demais dias desta semana. Na terça-feira (20/6), há chances de nevoeiros e geadas isoladas. Na quarta (21/6), a previsão é de chuvas isoladas na parte da tarde, com possibilidade de rajadas de vento no litoral do estado.

Já na quinta e na sexta, o tempo ficará instável, por causa do deslocamento de uma frente fria. A formação de um ciclone extratropical na costa catarinense também tem impactado nas condições de tempo do estado, com a presença de fortes chvas, rajadas de vento e elevação do nível do mar.

Entretanto, a Defesa Civil de Santa Catarina monitorou o afastamento do ciclone, o que pode contribuir para o enfraquecimento dos ventos nos próximos dias. "O deslocamento do ciclone ainda provoca rajadas de vento no Sul do estado, com direção Oeste e rajadas pontuais entre 50 e 70 km/h. A tendência é que com o afastamento do ciclone, os ventos enfraqueçam nas próximas horas. O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos e moderado para deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado", informou o órgão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação