Saúde Pública

Hospital de PE suspende atendimentos após 10º caso de superfungo

Homem foi internado com lesão na perna antes de descobrir superfungo Candida auris. Unidade suspendeu novos atendimentos para monitoramento

Henrique Fregonasse*
postado em 05/07/2023 18:13 / atualizado em 05/07/2023 18:13
 (crédito: Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE))
(crédito: Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE))

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (5/7), o 10º caso de contaminação pelo superfungo Candida auris no estado. No Recife, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde o novo caso foi registrado, suspendeu novos atendimentos até a próxima segunda-feira (10/7).

Por meio de nota, a SES-PE explicou que o paciente, de 52 anos, foi atendido na unidade hospitalar por uma lesão na perna, antes que fosse confirmada a contaminação pelo superfungo. Após exames de monitoramento que detectaram a presença do Candida auris, o homem foi transferido para o Hospital Miguel Arraes (HMA). Ele está internado em leito de isolamento, acompanhado por uma equipe multidisciplinar de saúde.

“O paciente está isolado no Hospital Miguel Arraes (HMA) para não haver disseminação do fungo no ambiente. Ele está estável, mas é tratado pela doença de base, não tendo nenhum sintoma relacionado à presença da Candida", explicou Karla Baêta, diretora geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

De acordo com a secretaria de saúde, o setor de emergência do HGV suspenderá a admissão de novos pacientes até a próxima segunda-feira (10/7), para a realização de controle e monitoramento das pessoas que possam ter entrado em contato com o paciente durante o período em que ficou internado.

“Desde a identificação dos primeiros casos, as medidas de precaução foram intensificadas e, com relação ao monitoramento, têm sido feitas testagem na admissão e nos pacientes que tiveram contato, nos mesmos espaços onde os casos positivos foram identificados", reforçou Karla Baêta.

Ainda de acordo com a nota, a Secretaria Executiva de Regulação de Pernambuco está em contato com as unidades da rede de saúde para monitorar as demandas e realizar a distribuição de novos pacientes do HGV para as demais unidades de emergência.

*Estagiário sob supervisão de Luana Patriolino

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação