Clima

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul causa quatro mortes

Fenômeno se deslocou no sul do país e, junto a uma frente fria, provocou fortes chuvas e rajadas de vento

INMET alerta sobre ciclone extratropical no sul do país.  -  (crédito: Divulgação/Prefeitura POA)
INMET alerta sobre ciclone extratropical no sul do país. - (crédito: Divulgação/Prefeitura POA)
Marina Dantas
postado em 04/09/2023 16:09

A chegada de um ciclone extratropical junto a uma frente fria no Sul do país causou 4 mortes nesta segunda-feira (4/9). A previsão era de acúmulos significativos de chuva no Rio Grande do Sul (RS), com volumes em torno de 100 mm, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As vítimas do ciclone foram registradas no estado gaúcho. A primeira morte ocorreu no município de Mato Castelhano, localizado no norte do estado. O Corpo de Bombeiros informou que com o transbordamento do Rio Piraçuce, um veículo foi arrastado na área rural, por volta das 5 da manhã de hoje. Uma pessoa conseguiu se salvar, a outra não resistiu.

A segunda morte ocorreu no município de Passo Fundo, no bairro Entre Rios, a 228 km de Porto Alegre, que está alagado. Por volta de 9 horas desta manhã, uma descarga elétrica atingiu uma pessoa que chegou a ser levada para o pronto-socorro e hospitalizada, mas não sobreviveu.

As outras duas mortes ocorreram no município de Ibiraiaras, onde um casal tentou atravessar uma ponte de carro mas acabaram sendo arrastados pela correnteza. Eles não resistiram. 

Previsão no Brasil

O ciclone fez o tempo fechar tanto no Sul como no Sudeste do país. A previsão do Inmet indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h em áreas isoladas dos três estados do Sul e de Mato Grosso do Sul. Os ventos também podem afetar o oeste, centro e sul de São Paulo. Já nesta terça-feira, chuvas devem ocorrer no Rio de Janeiro e se estender até quarta-feira, com oscilações de temperatura entre 17 e 30°C.

*Estagiária sob supervisão de Renato Souza

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação