Onda de calor

Onda de calor encerra inverno brasileiro com temperaturas entre 40ºC e 45ºC

O Inmet prevê que nos próximos dias o Distrito Federal poderá alcançar os 34º e com baixa umidade

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal já vive essa onda de calor -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal já vive essa onda de calor - (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
postado em 18/09/2023 09:15

Uma massa de ar quente nesta última semana de inverno promete uma onda de calor em todo o Brasil com temperaturas que podem chegar aos 40ºC. A primavera começa oficialmente no próximo sábado (23/9).

O MetSul meteorologia alerta que a pior onda de calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com a temperatura marcando entre 43ºC e 45ºC em algumas cidades de ambos os estados. O pico do calor deve acontecer entre o sexta-feira (29/9) e segunda-feira (2/10). Até hoje, amaior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi de 44,8ºem Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal já vive essa onda de calor. "Já estamos vivenciando dias quentes e a expectativa é de que os próximos dias sejam ainda mais quentes", afirma o meteorologista Olívio Bahia. Ainda de acordo com o especialista, o DF já bateu seu limite. "Neste final de semana os termômetros chegaram a marcar 33º no Gama", pontua.

Olívio prevê que para os próximos dias a máxima em Brasília pode chegar aos 34ºC com baixa umidade. O alerta se estende para todo o país, principalmente aos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que podem marcar temperaturas de 40ºC acima.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação