COMBATE AO RACISMO

Festival sobre negritude reúne Margareth Menezes, Erika Hilton, Viola Davis e mais

O Brasil recebeu pela primeira vez o Festival internacional Liberatum. As brasileira Taís Araújo e Iza também participaram; a atriz norte-americana Angela Bassett é uma das convidadas de honra da edição

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a deputada federal Erika Hilton (Psol) participaram, na noite desta sexta-feira (3/11), de mesas de debate sobre negritude no festival internacional Liberatum, em Salvador, na Bahia. A reconhecida atriz Viola Davis também integrou a programação do evento sobre cultura e liderança da população negra. 

"Na escola foi muito importante eu ter tido acesso ao curso de teatro, por isso que, na minha experiência prática de vida, eu sei o que significa você ter uma ferramenta, um equipamento de cultura, ter acesso à emancipação do pensamento. É o que a arte faz, traz uma outra qualidade de relação com a vida", declarou a ministra da Cultura durante palestra. Ela integrou o painel "Uma vida dedicada à cultura", realizado na manhã desta sexta. No sábado ela estará presente no "Gala de Honra Cultural Liberatum", em homenagem à cantora Alcione.

Já durante a tarde, Viola Davis participou do painel "Afrodiáspora", junto a atriz Taís Araújo. Na sequência, Erika Hilton e Iza discursaram na mesa "Redesenhando a Cultura Preta no Imaginário Popular". "É essencial falar sobre a negritude em um lugar de positividade, de empreendedorismo e sucesso, levando para nossa comunidade nossas narrativas de nossas excelências e histórias de construção de um futuro melhor", comentou a deputada federal. 

A atriz Angela Bassett, que interpretou Ramonda no filme Pantera Negra, é a convidada de honra da edição. Em oficinas de danças baianas, ela foi filmada com turbante, saia rodada e dançando animada.

 

 

O festival internacional ocorre desde 2001 e já foi sediado em países como o México, Alemanha, Turquia e Hong Kong. Com ingresso gratuito, o evento, que ocorre até a próxima terça-feira (6/11), promete levar "talentos e visionários icônicos" e ser um local de "cultura, consciência e criatividade de classe mundial para inspirar comunidades com foco especial na cultura negra".

 

Mais Lidas