HOMENAGENS

Autoridades lamentam morte de Abilio Diniz, fundador do Pão de Açúcar

Empresário morreu na noite deste domingo (18/2), após ser internado com pneumonia

Autoridades lamentaram a morte do empresário Abilio Diniz, neste domingo (18/2), aos 87 anos, após ser internado com pneumonia. Nas redes sociais, figuram públicas prestaram homenagens e destacaram a trajetória do fundador do Grupo Pão de Açúcar. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin, nos canais oficiais, chamou Diniz de "um dos maiores empresários brasileiros" e relatou pesar com a notícia. "Sua vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas gerações de empresários no Brasil", diz publicação.

"O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência", destacou o deputado Arthur Lira. No X (antigo Twitter), o presidente da Câmara dos Deputados lamentou a perda do empresário, a quem considerava um amigo. "Sempre viu o Brasil com otimismo, com esperança e fé inquebrantável no nosso futuro", destacou.

O Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, relembrou participação no programa do empresário na CNN. "Homem inteligente, atencioso e exemplar, por quem eu nutria profunda admiração", destacou. 

Anúncio da morte 

Em nota, a família Diniz confirmou o óbito: “É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a família em nota divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou trabalhos sociais do empresário. "Estive ano passado na fazenda dele com vários outros secretários estaduais de educação para uma formação. Ele criou o Instituto Península que trabalha projetos de formação continuada de docentes sem custo", relatou. 

Hélvia Paranaguá/Arquivo pessoal - Abilio Diniz em formação com secretários estaduais de educação - maio 2022


Mais Lidas

Pão de Açúcar/Reprodução - O empresário Abilio Diniz morreu neste domingo (18) aos 87 anos em São Paulo.
Hélvia Paranaguá/Arquivo pessoal - Abilio Diniz em formação com secretários estaduais de educação - maio 2022