Morreu nesta sexta-feira (18/7), aos 89 anos, o publicitário Roberto Duailibi, um dos fundadores da agência publicitária DZP. A informação foi confirmada por meio das redes sociais do empresário. Não há informações sobre a causa da morte. O velório ocorre neste sábado (19/7), no Cemitério do Morumbi, das 9h às 16h.
Roberto deixa a esposa Silvia, filhos e netos. Ele ocupava a cadeira 21 da Academia Paulista de Letras. Nascido em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande (MS), formou-se pela Escola de Propaganda de São Paulo em 1956. Iniciou sua carreira em 1952, na Colgate - Palmolive. A partir de 1956 trabalhou como redator em diversas agências.
Em 1968, ao lado de Roberto Zaragoza e Francesc Petit criou a DPZ, uma das mais premiadas agências publicitárias do país. Em nota, a agência ressaltou que Duailibi morreu poucos meses antes de completar 90 anos e destacou o legado do publicitário: "Foi um pensador, um escritor brilhante, um criador de cultura, um construtor de marcas".
"Um dos pais da publicidade brasileira. Graças à visão do Duailibi, Petit e Zaragoza, a DPZ construiu tantas marcas icônicas e assim se tornou, ela mesma, uma marca icônica. Foi ele quem colocou a criatividade no centro do negócio. Quem defendeu a liberdade como valor criativo e empresarial. Quem provou que era possível crescer com ética, sem abrir mão da ousadia", escreveu a DPZ.
Duailibi era também escritor, professor e palestrante. Foi professor e diretor de cursos da ESPM de São Paulo e era decano do Conselho da Instituição. Também foi professor na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente, por duas gestões, da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Brasil Fraude no INSS: 582 mil beneficiários aderem ao acordo de ressarcimento
-
Brasil Casal que fez vídeo com "regras" para morar em SC é denunciado ao MP por xenofobia
-
Brasil Juiz nega exclusão do vídeo de 'chá revelação' em que mulher denuncia traição do marido
-
Brasil Erro na grafia do nome faz eletricista ficar preso injustamente por estupro
-
Brasil Mega-Sena: veja o resultado desta quinta; prêmio é de R$ 3,5 milhões
-
Brasil Ubá: o que está por trás da 'capital das plásticas', que oferece cirurgias a preços imbatíveis
