Quase pronto para inaugurar no início do ano que vem, a EuroChem comunica que as obras do Complexo Mineroindustrial de Serra de Salitre, em Minas Gerais, estão na reta final – faltam apenas 10%. Com investimentos de quase US$ 1 bilhão, a previsão da empresa é de que a unidade deverá suprir o mercado nacional com mais de um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, por ano.
A notícia é excelente para o agronegócio brasileiro, que apresenta grande dependência de importações para o consumo de fertilizantes, e se viu diante da disparada de preços, resultante do cenário geopolítico internacional. Atualmente, o país consome cerca de 42 milhões de toneladas anuais de fertilizantes, das quais 85% são importadas.
A produção local da EuroChem deverá equivaler a 15% da fabricação nacional do insumo. A multinacional, líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, retomou a construção em julho de 2022, após adquirir o complexo em fevereiro do mesmo ano.
Trata-se da primeira unidade de mineração do Grupo EuroChem fora do continente europeu. Vai integrar, também, atividades de produção, logística e distribuição de fertilizantes fosfatados. Na projeção de geração de renda local, a companhia espera envolver mais de 1,2 mil colaboradores, com atuação direta e indireta na operação. Durante a obra, cerca de três mil pessoas trabalham na unidade.
Na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes, a multinacional com sede na Suíça emprega cerca de 28 mil pessoas, com produtos comercializados em mais de 100 países.
Avanço com segurança
“Trata-se de um ativo extremamente estratégico, pois transforma a EuroChem em um player importante na produção de fertilizantes, no Brasil e na América do Sul. Estamos alinhados com o Plano Nacional de Fertilizantes, contribuiremos com o fortalecimento da competitividade do setor e, consequentemente, com a soberania alimentar do país”, assegura Gustavo Horbach, diretor-presidente da EuroChem na América do Sul.
A segunda e última fase da obra, situada numa área de mineração de 7,45 milhões de metros quadrados, consiste no desenvolvimento de plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, no alteamento de uma das estruturas geotécnicas e no comissionamento das instalações.
“Vislumbrando a importância da unidade, foram aportados grandes investimentos e alocados os melhores recursos para concluir o projeto, dentro do menor tempo possível. Vale destacar ainda que estamos avançando sem renunciar à segurança, um valor inegociável para a Companhia. Celebramos a marca de oito milhões de horas trabalhadas em segurança no projeto”, completa Horbach.
Presença no social
Em conjunto à conclusão do Complexo, a EuroChem contribui para o desenvolvimento da comunidade local, por meio de investimentos sociais e de capacitação de mão de obra.
Um exemplo é a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as prefeituras municipais da região mineira, que tem fomentado o desenvolvimento socio econômico, com a qualificação de mão de obra em nível técnico, gratuita, em operação de processos químicos. A primeira turma já completou a formação e 74% dos concluintes foram contratados pela companhia.
Outro investimento social da EuroChem na região foi a doação de equipamentos e materiais para o Hospital Municipal Dr. Gilberto Pereira Miranda, em Serra do Salitre. Com 27 novos leitos e cerca de 300 equipamentos, a unidade reestruturada permitiu ampliar a oferta de serviços públicos de saúde. Além de expandir a capacidade de atendimentos de urgência e emergência, e de procedimentos clínicos e cirúrgicos de média complexidade.
“Somos parte integrante da sociedade e temos também uma função social, responsabilidades e compromissos, sobretudo nos territórios onde atuamos. Buscamos compartilhar valor com a sociedade e fazer diferença, não só no agronegócio, mas nas cidades e comunidades que nos recebem. Com essa parceria, procuramos ampliar os impactos positivos de nossa presença aqui na região e contribuir com um atendimento de saúde mais acolhedor e humanizado”, explica a vice-presidente Jurídica e de Desenvolvimento Corporativo da EuroChem, Marissol Sapatel.
Um dos líderes globais do segmento de fertilizantes e um dos únicos produtores dos três principais macronutrientes da agricultura: nitrogênio, fósforo e potássio, a EuroChem vai da mineração à produção, logística e distribuição de insumos do agro.