Onde o estudante é protagonista

A proposta da Rede Sesi de Educação é fundamentada em metodologias ativas, que estimulam o aluno a assumir responsabilidade pela aprendizagem

Apresentado por  
postado em 02/10/2023 12:24
   -  (crédito: Divulgação/Sesi)
- (crédito: Divulgação/Sesi)

Informe publicitário | Escolha a Escola do seu Filho

Há mais de 70 anos, o Serviço Social da Indústria (Sesi) contribui para a educação de crianças e jovens brasileiros por meio de um sistema de ensino autoral focado no futuro do trabalho. Essa preparação vai muito além do desenvolvimento de competências ligadas às diversas áreas do conhecimento e do domínio das novas tecnologias. É uma formação integral, que estimula o pensamento científico, o raciocínio crítico, as habilidades socioemocionais, a postura empreendedora e a consciência ambiental.

No Distrito Federal, são quatro escolas da Rede Sesi-DF de Educação: no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga. Todas oferecem o Novo Ensino Médio. O Gama e Taguatinga têm também os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).

Em todas as etapas, faz parte da grade curricular a educação tecnológica, voltada para o desenvolvimento de habilidades de programação, a aprendizagem da robótica e o pensamento computacional, pelo qual os alunos resolvem problemas reais com soluções criativas e inovadoras.

A abordagem educacional se estrutura em metodologias ativas e é centrada no estudante, que é estimulado a ser protagonista do seu processo de aprendizagem, envolvendo-se de forma prática e colaborativa em projetos, atividades de gamificação, estudos de caso e outros desafios. “Nossos alunos aprendem a trabalhar em equipe e são encorajados a ter proatividade, autonomia, postura empreendedora e espírito de liderança, habilidades primordiais para o futuro do trabalho e para a vida em sociedade”, destaca o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco.

Nesse contexto, os professores atuam como mentores — incentivando os alunos a explorar seus interesses e assumir responsabilidade por sua própria jornada de aprendizagem — e como mediadores de conhecimento. “Preparamos jovens para que sejam agentes de mudança e de alavancagem de uma sociedade cada vez mais dinâmica, o que requer não só conhecimento, mas atitude para enfrentar desafios, consciência cidadã e visão sustentável. É por isso que o nosso objetivo é a formação integral”, explica Secco.

(foto: Divulgação/Sesi)

A Rede Sesi de Educação utiliza material didático próprio. A abordagem STEAM (acrônimo em inglês com as iniciais de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) norteia as atividades escolares, com a integração de conteúdos e a resolução interdisciplinar de problemas, em um ambiente inovador e envolvente.

Nos locais de aprendizagem, a criatividade encontra a tecnologia. As salas de aula privilegiam a transdisciplinaridade. Nos Espaços Maker, as ideias ganham vida. São equipados com impressora 3D, balcão de ferramentas e cortadoras a laser, entre outros recursos. Os laboratórios de ciências reúnem materiais e instrumentos para a construção do conhecimento e a busca de respostas por meio da pesquisa e da investigação em experiências práticas.

A infraestrutura das escolas da Rede Sesi-DF de Educação contempla amplas áreas de convivência, de práticas esportivas e de atividades culturais. Os alunos também contam com ferramentas virtuais: recursos de aprendizagem, de acompanhamento do desempenho, de desenvolvimento de habilidades de programação e de inteligência artificial. Há ainda uma biblioteca digital, um laboratório móvel de ciências e acesso aos aplicativos Microsoft Office 365.

Para quem deseja ir além, as escolas oferecem o Programa Bilíngue, com currículo integrado aos componentes da Educação Básica. É ofertado em espanhol para o Ensino Fundamental e em inglês para o Novo Ensino Médio.

Dentro do conceito de formação integral, os alunos do 6º ao 9º ano podem aderir ao Programa Sesi Total, conjunto de ações educativas, esportivas, culturais e recreativas no turno contrário ao das aulas. Nessas atividades, desenvolvem novas habilidades ou aprimoram o que é trabalhado em sala de aula, com foco em competências socioemocionais, educação ambiental e ações inclusivas.

Certificação profissional do Senai

Os alunos do Novo Ensino Médio da Rede Sesi-DF de Educação têm a opção de seguir o itinerário formativo técnico cursando uma formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — a maior rede de educação profissional da América Latina. Quem faz essa escolha, além do diploma do Ensino Médio, termina a escola com um diploma de nível técnico profissional (1.200 horas). Exemplos dos cursos técnicos são em Design Gráfico, Programação de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Sistemas.

Quando o Ministério da Educação instituiu o Novo Ensino Médio, a Rede Sesi-DF foi pioneira na atualização, em 2019, formando a primeira turma nesse modelo ainda em 2021. “A integração com o Senai sem dúvida é um grande diferencial do Novo Ensino Médio da Rede Sesi”, diz Marco Secco. “Dá ao aluno a possibilidade de já sair da escola com um diploma profissional de excelência, pronto para se inserir no mercado de trabalho ou apenas conhecendo as possibilidades para escolher melhor o caminho que deseja seguir”, completa o superintendente regional do Sesi-DF.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação