Ter um animal de estimação como um gato pode ser uma experiência extremamente gratificante, trazendo alegria ao lar. Manter a higiene em relação às necessidades fisiológicas dos felinos, porém, requer atenção para evitar odor forte e garantir um ambiente agradável para todos.
Como remover excrementos de gatos de forma eficiente e segura?
Quando encontrar excrementos de gato fora da caixa de areia, sempre utilize luvas de borracha ao realizar a remoção com papel toalha ou um pano. Dessa forma, protege-se contra bactérias e germes.
Após retirar os resíduos, coloque-os em um saco plástico e descarte no lixo doméstico. Esse procedimento reduz o risco de contaminação das superfícies e mantém a segurança dos moradores.

Por que não se deve descartar fezes de gatos no vaso sanitário?
Apesar de parecer prático, jogar as fezes dos gatos no vaso sanitário pode trazer diversos riscos à saúde pública e ao meio ambiente. O parasita Toxoplasma gondii, presente nas fezes, pode causar toxoplasmose em pessoas e animais, principalmente em gestantes e imunossuprimidos.
Listamos a seguir os principais riscos relacionados à eliminação inadequada das fezes no vaso sanitário. Fique atento aos seguintes perigos:
- Contaminação da água potável
- Proliferação de parasitas e bactérias nocivas
- Riscos à saúde pública e ambiental
@ensinadog ❌XIXI fora lugar!! #gato #gatos #pet #pets #petshop #cat #cats #cachorro #cachorros ♬ som original – Ensinadog – por Rovian Ramos
Quais produtos de limpeza evitar após a urina de gato?
Na limpeza da urina de gato, deve-se evitar produtos à base de amônia, pois eles podem estimular o retorno do animal ao mesmo local. Prefira produtos de limpeza enzimáticos ou soluções caseiras, como bicarbonato de sódio com vinagre branco.
Leia também: 14 plantas domésticas populares tóxicas para gatos
Sempre seque bem a área após a higienização e proporcione boa ventilação ao ambiente, facilitando a evaporação de odores e evitando umidade. Assim, a casa se mantém limpa e agradável.









