Prepare-se para mais uma jornada épica no deserto de Arrakis. Denis Villeneuve está finalizando o roteiro de Duna: Messias, o terceiro filme da franquia que já faturou mais de 1 bilhão de dólares mundialmente. E a novidade que está agitando os fãs é a possível entrada de Robert Pattinson no elenco como vilão principal.
O ator de Batman e Crepúsculo está sendo cotado para interpretar Scytale, um dos antagonistas mais intrigantes dos livros de Frank Herbert. Embora ainda não tenha sido feita uma proposta oficial, os rumores estão ganhando força em Hollywood. Pattinson já tem a agenda lotada com A Odisseia de Christopher Nolan e a sequência de Batman, mas parece que sempre há espaço para entrar no universo de Duna.
Quem é Scytale e por que ele é tão perigoso?
Scytale não é um vilão qualquer. Ele pertence aos Tleilaxu, um povo misterioso conhecido por suas habilidades de engenharia genética. O mais impressionante é que Scytale é um Face Dancer, ou seja, ele pode mudar completamente de aparência e se passar por outras pessoas. Imagina o caos que isso pode causar?
No livro Duna: Messias, Scytale faz parte de uma conspiração gigante para derrubar Paul Atreides do trono imperial. Ele é mestre em manipulação e sabe exatamente como atacar os pontos fracos do imperador. Com a capacidade de se transformar em qualquer pessoa, ele pode infiltrar no círculo mais próximo de Paul e causar estragos por dentro.
Como será a história de Duna: Messias?
Duna: Messias vai se passar 12 anos depois dos eventos do segundo filme. Paul Atreides agora é o imperador do universo conhecido, mas descobriu que ter todo esse poder não é tão legal quanto parecia. Ele está casado com a Princesa Irulan (Florence Pugh), mas ainda mantém uma relação complicada com Chani (Zendaya).
O problema é que o jihad religioso que Paul desencadeou saiu completamente do controle. Bilhões de pessoas morreram em seu nome, e agora ele precisa lidar com as consequências. É nesse cenário que Scytale e outros conspiradores vão tentar derrubar o imperador. A história promete ser mais sombria e psicológica que os filmes anteriores.
Quando começa a produção do terceiro filme?
As filmagens de Duna: Messias devem começar no verão de 2025, muito mais cedo do que Villeneuve havia planejado inicialmente. Florence Pugh já confirmou que vai voltar para as gravações neste ano. A Warner Bros. já marcou a data de estreia para 18 de dezembro de 2026.
Villeneuve mudou de ideia sobre esperar alguns anos para fazer o terceiro filme. Ele ficou tão empolgado com a recepção de Duna: Parte Dois que resolveu acelerar o processo. O diretor já disse que este será seu último filme da franquia Duna, então ele quer garantir que vai terminar a história de Paul Atreides da melhor forma possível.
Quem mais vai voltar para o terceiro filme?
Praticamente todo mundo que você ama da franquia vai estar de volta. Timothée Chalamet e Zendaya são confirmados como Paul e Chani. Jason Momoa também vai retornar como Duncan Idaho, mesmo tendo morrido no primeiro filme. Nos livros, ele é ressuscitado como um clone pelos Tleilaxu.
Florence Pugh volta como Princesa Irulan e Anya Taylor-Joy deve ter uma participação maior como Alia, a irmã de Paul. O elenco de Duna sempre foi impressionante, com nomes como Josh Brolin, Rebecca Ferguson e Javier Bardem. Se Robert Pattinson realmente entrar, o filme vai ter um dos elencos mais estrelados de Hollywood.
O que esperar do futuro da franquia Duna?
Denis Villeneuve já deixou claro que Duna: Messias será seu último filme da série. Depois disso, ele quer se dedicar a outros projetos. Mas isso não significa que a franquia Duna vai acabar. A Legendary Pictures pode muito bem continuar adaptando os outros livros de Frank Herbert com um novo diretor.
Também tem a série Duna: Profecia na Max, que conta a história 10 mil anos antes dos filmes. O universo de Duna é gigantesco e tem material suficiente para décadas de entretenimento. Por enquanto, o foco está em fazer Duna: Messias ser um final épico para a trilogia de Villeneuve. E com Robert Pattinson possivelmente no elenco, as expectativas só aumentam.










