Comprar comida no aeroporto e levar para o voo é uma prática comum que gera muitas dúvidas. Este guia esclarece todas as regras da Azul e da ANAC para que você saiba exatamente o que pode e não pode levar na sua próxima viagem, evitando problemas na hora do embarque.
Posso levar alimentos comprados após a segurança do aeroporto?
Sim, você pode levar todos os alimentos comprados após passar pela inspeção de segurança do aeroporto. Uma vez que você passou pelo controle de raios-X, qualquer comida adquirida nas lojas ou restaurantes da área de embarque pode ser levada para dentro da aeronave sem restrições.
Alimentos comprados após a segurança são permitidos sem restrições, mas a Azul pode limitar o consumo de itens com odores fortes a bordo por conforto dos passageiros. Isso inclui sanduíches, frutas, biscoitos, chocolates e até mesmo comidas quentes de restaurantes do terminal.
Vantagens de comprar alimentos após a segurança
- Não há limitações de quantidade ou tipo
- Líquidos podem exceder 100ml
- Alimentos quentes são permitidos
- Bebidas de qualquer tamanho são aceitas
Existe diferença entre voos domésticos e internacionais para alimentos?
Para alimentos comprados dentro do aeroporto, não existe diferença entre voos domésticos e internacionais. As regras são as mesmas: tudo que você comprar após a inspeção de segurança pode ser levado no voo, independentemente do destino.
A única diferença importante está relacionada à chegada no destino. Em voos internacionais, países como EUA, Austrália e União Europeia proíbem alimentos frescos, carnes e laticínios, então verifique as regras alfandegárias do destino. Por exemplo, produtos derivados de carne podem ser proibidos em alguns destinos.
Dicas importantes para voos internacionais:
- Verifique restrições alfandegárias do destino
- Consuma alimentos perecíveis durante o voo
- Guarde embalagens originais quando possível
- Evite produtos com carne em alguns destinos
Posso levar bebidas compradas no free shop ou aeroporto?

Sim, você pode levar qualquer bebida comprada no free shop ou nas lojas do aeroporto após a segurança. Bebidas alcoólicas do free shop são permitidas até 70% de teor alcoólico, conforme ANAC. Mantenha o recibo visível para apresentar à tripulação quando necessário.
Isso inclui água, refrigerantes, sucos, cafés e bebidas alcoólicas dentro dos limites permitidos. A Azul aceita essas bebidas normalmente, desde que você mantenha o recibo de compra visível, especialmente para bebidas alcoólicas adquiridas no free shop.
Bebidas permitidas após a segurança:
- Água e refrigerantes: sem limitação de volume
- Sucos e energéticos: qualquer quantidade
- Café e chás: quentes ou frios
- Bebidas alcoólicas: dentro dos limites da ANAC (até 70% de álcool)
Quais alimentos líquidos ou pastosos posso levar?
Alimentos líquidos ou pastosos comprados após a segurança podem ser levados sem restrições de volume. Isso inclui iogurtes, vitaminas, sopas, molhos, geleias e qualquer outro produto similar adquirido nas lojas do aeroporto.
É importante lembrar que alimentos líquidos e pastosos seguem regras específicas quando trazidos de casa. Para voos internacionais na bagagem de mão, existe limite de 100 ml por recipiente para produtos trazidos de casa, mas essa limitação não se aplica quando comprados após a segurança.
Exemplos de alimentos líquidos/pastosos liberados:
- Iogurtes e vitaminas
- Sopas e caldos em potes
- Molhos e condimentos
- Geleias e doces de colher
Como devo acondicionar os alimentos durante o voo?
Acondicione os alimentos de forma segura para evitar vazamentos e odores fortes durante o voo. Use sacolas plásticas extras para produtos que possam vazar e evite alimentos com cheiros muito intensos que possam incomodar outros passageiros.
A Azul recomenda que você mantenha os alimentos em suas embalagens originais sempre que possível. Para comidas quentes, consuma preferencialmente logo após o embarque para manter a temperatura e evitar deterioração.
Dicas práticas de acondicionamento:
- Use sacolas plásticas para produtos que podem vazar
- Mantenha embalagens originais sempre que possível
- Evite alimentos com odor forte por consideração aos outros
- Consuma rapidamente alimentos quentes ou perecíveis
Posso levar comida caseira feita em casa no voo?
Para comida caseira, as regras são diferentes e mais restritivas. Você pode levar alimentos preparados em casa na bagagem de mão, mas eles devem passar pela inspeção de segurança junto com você. Comida caseira líquida/pastosa em voos internacionais está limitada a 100 ml por recipiente na bagagem de mão, então prefira alimentos secos.
A Azul aceita comida caseira desde que ela esteja bem embalada e não contenha líquidos em excesso (mais de 100ml por recipiente em voos internacionais). Para facilitar sua viagem, escolha alimentos secos, bem acondicionados e em embalagens que não vazem.
Alimentos caseiros permitidos:
- Sanduíches e salgados secos
- Frutas frescas cortadas
- Biscoitos e bolos caseiros
- Cereais e granolas
Existem restrições da Azul para tipos específicos de alimentos?

A Azul segue a ANAC, mas pode restringir alimentos que causem alergias graves ou odores intensos por segurança e conforto. A única preocupação da companhia é com a segurança e bem-estar de todos os passageiros.
Por isso, alimentos que possam causar alergias graves ou odores muito fortes devem ser consumidos com cuidado, especialmente em voos longos. A tripulação sempre prioriza o conforto e segurança de todos a bordo.
Considerações especiais:
- Frutos do mar: permitidos, mas cuidado com odores
- Alimentos apimentados: liberados, mas considere outros passageiros
- Produtos lácteos: permitidos, mas atenção ao tempo de conservação
- Castanhas: cuidado com passageiros alérgicos
O que fazer se meu alimento for questionado durante o embarque?
Se algum funcionário da Azul ou da segurança do aeroporto questionar seu alimento, mantenha a calma e explique que foi comprado após a inspeção de segurança. Mostre o recibo de compra como comprovante, especialmente para bebidas alcoólicas ou produtos em embalagens não convencionais.
A decisão final sobre permitir ou não determinado item é sempre do agente de segurança ou da tripulação. Se houver dúvidas sobre algum alimento específico, contate a Azul pelo 4003-1118 (ou canal digital disponível na sua região) para esclarecer dúvidas sobre alimentos antes da viagem.
Como proceder em caso de questionamento:
- Mantenha a calma e seja educado
- Apresente o recibo de compra do aeroporto
- Explique que foi comprado após a segurança
- Aceite a decisão do agente se houver negativa







