Viver mais e envelhecer com conforto pode depender de uma simples mudança na sua rotina: andar mais rápido. Não é necessário se tornar um velocista para sentir os benefícios. Estudos recentes destacaram a importância de aumentar o ritmo das caminhadas para melhorar a longevidade e a saúde geral. A seguir, discutiremos como essas descobertas podem ser aplicadas no seu dia a dia.
- Pessoas que aumentam o ritmo das caminhadas podem reduzir os riscos de fragilidade.
- Andar rapidamente por ao menos 15 minutos diários pode diminuir significativamente o risco de mortalidade.
- O aumento da cadência de passos melhora a capacidade cardiovascular e muscular.
Como os estudos sobre caminhadas impactam na saúde?
As pesquisas, publicadas recentemente, sugerem que aumentar o ritmo das caminhadas tem efeitos substanciais na saúde. Um estudo no PLOS One mostrou que pessoas que aumentaram sua cadência em ao menos 14 passos por minuto apresentaram melhorias significativas em testes de caminhada de seis minutos.
Outra pesquisa, publicada no American Journal of Preventive Medicine, acompanhou o impacto das caminhadas rápidas entre quase 80.000 pessoas e descobriu que aquelas que andavam rapidamente tinham um risco de morte significativamente menor durante o período do estudo.
Por que andar mais rápido ajuda a viver mais?
O aumento da velocidade da caminhada está ligado a várias melhorias na saúde. Segundo Bert Mandelbaum, especialista em medicina esportiva, caminhar mais rápido melhora o VO2 máximo, que mede a capacidade do corpo de usar oxigênio eficientemente durante o exercício.
E além disso, Albert Matheny, co-fundador do SoHo Strength Lab, afirma que a massa muscular está ligada a melhores resultados de saúde em relação à longevidade.

Como aumentar o ritmo das suas caminhadas?
Para treinar uma caminhada mais rápida, start com pequenas seções onde você tenta andar mais rápido do que o de costume. Incremente essas rajadas rápidas conforme sua capacidade aumenta. Adicionar um colete com pesos durante os treinos também pode ser uma boa estratégia.
Se já caminha rápido, continue assim! Mas se sentir que pode melhorar a velocidade, aumentar o passo pode ter um impacto significativo na saúde a longo prazo.
Impactos duradouros da caminhada rápida para a saúde
- Andar rápido é uma estratégia viável para melhorar resultados de saúde.
- Maior cadência está ligada ao aumento do VO2 máximo e da massa muscular.
- Incorporar intervalos mais rápidos pode fortalecer sua caminhada regular.










