Uma equipe de cientistas usou o Telescópio Espacial James Webb (JWST) para identificar o buraco negro mais antigo já encontrado, datando de mais de 13 bilhões de anos atrás. Este buraco negro, junto com sua galáxia hospedeira, denominada CAPERS-LRD-z9, existiu apenas 500 milhões de anos após o Big Bang. As propriedades deste sistema podem ajudar os pesquisadores a entender o estado do universo nesse período inicial.
- CAPERS-LRD-z9 é uma galáxia do tipo “Little Red Dot”.
- A deteção expandiu os limites do que a tecnologia atual pode identificar.
- O buraco negro é 38 milhões de vezes mais massivo que o Sol.
O que são as “Little Red Dots”?
Galáxias como a CAPERS-LRD-z9 são chamadas de “Little Red Dots” devido à sua aparência vermelha quando observadas com os sensores infravermelhos poderosos do JWST. Brilham intensamente, mas sua formação em um universo primitivo suscita dúvidas.
Quais são as características de CAPERS-LRD-z9?
A investigação de CAPERS-LRD-z9 revelou um padrão distinto de ondas de luz, gerado quando gás de alta velocidade cai em um buraco negro. Essas descobertas fazem do CAPERS-LRD-z9 o buraco negro confirmado mais antigo até hoje, sugerindo que outros buracos negros podem estar no centro de outras “Little Red Dots”.

Buraco negro ou algo mais?
A massa do buraco negro no centro do CAPERS-LRD-z9 é aproximadamente 38 milhões de vezes a do Sol e representa cerca de 5% do total de massa das estrelas da galáxia, um percentual muito superior ao das galáxias modernas.
Ainda mais a descobrir
Os estudos contínuos de CAPERS-LRD-z9 podem oferecer mais informações sobre buracos negros e galáxias do universo primordial. A pesquisa abre portas para monitorarmos a evolução dos buracos negros desde os primórdios do universo.
Principais aprendizados da descoberta de CAPERS-LRD-z9
- Estudos indicam que buracos negros do início do universo cresceram mais rápido do que se pensava.
- “Little Red Dots” podem facilitar a localização de buracos negros em galáxias distantes.
- Estudos futuros poderão revelar mais sobre o comportamento e evolução inicial das galáxias.