Existe uma crença popular: os gatos odeiam água. Basta tentar dar um banho ou apenas molhar um pouco o dorso deles para que muitos saiam correndo desesperados. No entanto, nem todos reagem da mesma forma e, segundo os especialistas, a explicação está na história evolutiva da espécie.
- A evolução dos gatos e sua relação com a água
- Causas do estresse que a água provoca nos felinos
- Como alguns gatos podem aprender a gostar da água
Por que os gatos não suportam água?
Segundo Kristyn Vitale, especialista em comportamento animal da Maueyes Cat Science and Education, os gatos domésticos descendem de felinos selvagens que viviam em regiões desérticas, onde praticamente não havia contato com grandes corpos de água. Ao contrário de outras espécies, os gatos nunca desenvolveram o costume nem a necessidade de nadar ou se molhar. Por isso, a água costuma ser um elemento estranho e pouco atraente para eles.
O estresse que a água provoca nos gatos
Forçar um gato a tomar banho pode ser altamente estressante para ele. Esses animais são muito sensíveis a mudanças e a situações que não controlam. O contato com a água, somado ao barulho e ao manuseio físico, pode causar medo, ansiedade e até reações agressivas. Além disso, os seus bigodes (órgãos sensoriais essenciais para o equilíbrio e orientação) também sofrem quando ficam molhados, gerando ainda mais desconforto.

Como posso ajudar meu gato a aceitar a água?
Ainda que a relação com a água normalmente seja conflituosa, Vitale garante que alguns gatos podem aprender a apreciá-la se forem introduzidos de forma paciente e respeitosa. Recomenda-se começar com fontes de água ou recipientes onde eles possam brincar e molhar apenas as patas. O segredo é criar experiências positivas para que o gato entenda que a água não é uma ameaça.
Dica rápida: Com tempo, confiança e experiências agradáveis, alguns gatos podem descobrir que a água não representa perigo, podendo até virar uma atividade integrada ao cotidiano.
A água: um novo aliado para o seu gato?
Com paciência e técnicas adequadas, é possível mudar a percepção que o seu gato tem sobre a água. Aqui estão os principais aprendizados:
- Os gatos não desenvolveram o costume de interagir com a água devido à sua evolução em regiões desérticas.
- O contato forçado com a água pode gerar estresse e medo nos felinos.
- Viver bem com a água é possível, introduzindo o elemento de forma gradual e respeitosa.
Lembre-se, é sempre importante respeitar o ritmo e a natureza do seu gato para garantir uma boa convivência.










