Ter plantas e animais de estimação em casa pode, às vezes, gerar preocupação. Em alguns casos, teme-se que o animal coma as plantas; em outros, é a saúde do cão ou gato que está em jogo. Felizmente, existem diversas plantas pet-friendly que não representam perigo algum para cães e gatos. Além disso, várias dessas plantas são de fácil cuidado.
- Calathea Makoyana: conhecida pelo desenho de suas folhas, que lembram penas de pavão.
- Maranta Fascinator: apelidada de “Planta da Oração” por causa do movimento natural de suas folhas.
- Peperomia Watermelon: se destaca pelas folhas que parecem pequenas melancias.
Quais são as melhores plantas para casas com animais?
De acordo com o especialista em cuidados com plantas, Álvaro Pedrera, em seu perfil no Instagram (@ypikue), ele recomenda várias plantas seguras para quem tem pets em casa. A Calathea Makoyana é não apenas uma das opções mais bonitas para ambientes internos, mas também uma das mais fáceis de cuidar, sendo ideal para quem está começando a cultivar plantas em casa.
Por outro lado, a Maranta Fascinator, conhecida como “Planta da Oração”, é uma opção original e atrativa, sendo completamente segura para seus bichinhos de estimação.

Como manter as plantas sem comprometer a segurança dos animais?
Para quem não tem muito tempo ou experiência, a Peperomia Watermelon é perfeita. Suas folhas lembram pequenas melancias, e ela é muito resistente e fácil de cuidar.
Outra ótima alternativa é o Asplênio Plumoso (Helecho Plumoso), que possui toques suaves ao tato e ainda contribui para aumentar a umidade do ambiente — um benefício extra para cães e gatos em dias mais secos.
Por que escolher orquídeas Phalaenopsis para lares com pets?
A Orquídea Phalaenopsis é uma das escolhas preferidas, devido à sua beleza e à longa duração de suas flores. Além de ser uma das orquídeas mais fáceis de cuidar, o mais importante é que ela não oferece nenhum risco a cães e gatos.
Espaços verdes e seguros para todos: uma escolha inteligente
- Com espécies como as mencionadas, é possível ter uma casa cheia de verde sem riscos para os pets.
- A disposição destas plantas contribui tanto para a estética quanto para a qualidade do ar no seu lar.
- Manter um ambiente pet-friendly é perfeitamente possível sem abrir mão da beleza das plantas.









