Se o seu jardim está repleto de berinjelas saudáveis, você pode estar se perguntando quando e como colhê-las. Escolher o momento certo influencia diretamente no sabor e textura, evitando frutas amargas e com consistência esponjosa. Além disso, a técnica correta evita danos nos frutos. A seguir, apresentamos dicas essenciais para uma colheita bem-sucedida, dadas por especialistas em jardinagem:
- Identifique o momento ideal para colher suas berinjelas.
- Descubra as melhores práticas de colheita para não danificar as plantas.
- Saiba como armazenar corretamente para preservar o frescor.
Quando é o melhor momento para colher berinjelas?
A principal temporada da berinjela é do meio ao fim do verão. Segundo Christine Coker, horticulturalista da Louisiana State University, a maioria das variedades está pronta para a colheita de 60 a 80 dias após o transplante no jardim. Linda Langelo, da Colorado State University Extension, recomenda colher pela manhã, quando as temperaturas são mais amenas e as berinjelas estão hidratadas.
O que acontece se colher na hora errada?
Colher berinjelas muito cedo ou tarde pode afetar seu sabor e consistência. “Esperar muito as torna amargas”, diz Langelo. Além disso, a pele perde brilho e a polpa fica esponjosa. Embora colher cedo seja melhor do que tarde, isso pode resultar em uma textura dura e borrachuda.

Como identificar que a berinjela está pronta para colher?
Existem sinais claros para saber quando colher berinjelas: se a polpa está firme, ainda não estão maduras; se for macia, então estão prontas. O tamanho é outro indicador — geralmente, de 7 a 12 cm de comprimento. A cor brilhante e profunda também indica maturidade, enquanto um tom opaco sugere que está passada.
Qual é a técnica correta para a colheita?
A colheita de berinjelas é simples. Escolha frutas de tamanho adequado com pele brilhante e polpa ligeiramente macia. Use tesouras de poda ou faca afiada para cortar o caule acima do cálice, evitando colher manualmente para não danificar o fruto.
Leia também: A fruta mais poderosa contra inflamações e para bem-estar diário, segundo a ciência
Como armazenar corretamente as berinjelas?
Após a colheita, armazene as berinjelas em local fresco e seco, longe do sol, por até uma semana. “Se não for usá-las nesse período, coloque em um saco plástico perfurado na gaveta da geladeira”, recomenda Langelo. Isso conserva o frescor por mais tempo. Para períodos de até seis meses, branqueie e congele as berinjelas.
Quais são os principais sinais para colher no momento ideal?
Resumindo, ao colher suas berinjelas, lembre-se de:
- Verificar o brilho e suavidade da polpa como indicadores de maturidade.
- Usar ferramentas apropriadas para evitar danos às plantas.
- Armazenar adequadamente para maximizar o frescor e sabor.










