Escolher um bom assento no avião pode transformar completamente sua experiência de viagem. Muitos passageiros acabam em lugares desconfortáveis simplesmente por não conhecerem as estratégias para conseguir os melhores assentos ou por deixarem a seleção para a última hora. Este guia apresenta técnicas comprovadas para garantir lugares privilegiados nos voos da Azul, desde assentos gratuitos até as melhores opções pagas, considerando diferentes tipos de aeronaves e necessidades específicas de cada viajante.
Quando e como escolher assentos gratuitos na Azul
A Azul permite escolher assentos comuns gratuitamente durante o check-in online, que abre 72 horas antes do voo e permanece disponível até 90 minutos antes da partida. Para maximizar suas opções, faça o check-in exatamente no horário de abertura, quando a maior variedade de assentos ainda está disponível. Passageiros com status no programa TudoAzul têm vantagens adicionais: membros Topázio têm acesso limitado a assentos preferenciais, enquanto Safira e Diamante podem escolher assentos preferenciais antecipadamente.
Assentos em frente às saídas de emergência que não reclinam estão disponíveis gratuitamente em todas as tarifas da Azul. Embora tenham a desvantagem de não reclinar, oferecem significativamente mais espaço para as pernas. Estes lugares têm restrições específicas: passageiro deve ter mais de 15 anos, fluência em português, estar disposto a auxiliar em emergências e ter condições físicas para manusear equipamentos de segurança.
Melhores e piores assentos por tipo de aeronave

Airbus A330-200 da Azul
A maioria dos assentos tem pouco espaço para as pernas, exceto as fileiras 6, 7 e 24 que oferecem mais conforto (consulte o site oficial da Azul para confirmação dessas fileiras). O assento 33G tem espaço extra e é ideal para quem viaja sozinho em voos internacionais. Na classe executiva, a configuração 1-2-1 garante acesso direto ao corredor para todos os passageiros, com poltronas que se transformam em cama totalmente horizontal.
Airbus A330-900neo da Azul
Este modelo mais moderno possui configuração densa 3-3-3 na classe econômica. Alguns voos oferecem Economy Prime em vez de classe executiva tradicional, representando uma opção intermediária com assentos individuais. A380 ex-Condor incorporados em 2025 podem ter sistema de entretenimento inferior ao padrão da Azul.
Aeronaves Embraer (190/195) e A320
O Espaço Azul está disponível nestas aeronaves com 86 cm de distância entre assentos, comparado aos 79 cm padrão no Embraer e 76,2 cm no A320. Aeronaves A320 ex-Avianca têm pitch de 76 cm e não possuem configuração Espaço Azul, oferecendo apenas assentos de saída de emergência com maior espaço.
ATR (aeronaves turbo-hélice)
Estas aeronaves menores não oferecem Espaço Azul. Os assentos de janela são preferíveis, exceto nas saídas de emergência e nas três primeiras e três últimas fileiras. O ruído é maior próximo às hélices, especialmente nas fileiras 5-10. O espaço é mais limitado, especialmente para passageiros altos.
O que fazer e o que não fazer ao escolher assentos
Estratégias para conseguir melhores lugares:
- Faça check-in online exatamente 72 horas antes do voo para máxima disponibilidade
- Considere assentos de saída de emergência para mais espaço nas pernas (gratuitos)
- Para casais, escolha um assento de janela e outro de corredor deixando o meio vazio
- Procure agentes no check-in presencial ou embarque para possíveis upgrades de última hora
- Monitore mudanças de aeronave que podem afetar sua seleção de assento
- Use sites como SeatGuru para verificar configuração específica da sua aeronave
Erros que prejudicam sua escolha:
- Deixar para escolher assento apenas no dia do voo
- Não verificar se a aeronave possui Espaço Azul antes de pagar pelo serviço
- Escolher última fileira sem verificar se reclina adequadamente
- Selecionar assentos próximos a banheiros e cozinha (galley) em voos longos
- Ignorar restrições de assentos com “janelas cegas” (sem vista externa)
Como funciona o Espaço Azul e vale a pena pagar

O Espaço Azul oferece 86 cm de distância entre assentos nas aeronaves Embraer 190, 195 e A320 compatíveis, disponível a partir de R$ 25 dependendo do trecho (consulte o site oficial da Azul para preços atualizados). Composto por 22 ou 36 assentos por aeronave conforme o modelo, o serviço inclui compartimento de bagagem prioritário além do espaço extra. Pode ser adicionado nas tarifas Azul ou Mais Azul para um ou mais passageiros da reserva.
A Azul oferece pacotes Espaço Azul com validade de 1 ano: opções de 5, 10 ou 15 créditos exclusivos para o titular TudoAzul. Esta é uma alternativa econômica para viajantes frequentes que valorizam conforto adicional. Importante verificar se sua aeronave específica possui essa configuração, pois alguns modelos ATR e A320 ex-Avianca não oferecem o serviço.
Assentos de classe executiva em voos nacionais
Quando está disponível a classe executiva
A Azul utiliza aeronaves Airbus A330 em rotas nacionais selecionadas, especialmente de Campinas (VCP) para Recife (REC), Manaus (MAO), Belém (BEL) e Fortaleza (FOR) – confirme as rotas atuais no site oficial da Azul. Com a redução de voos internacionais, essas aeronaves passaram a atender mais destinos domésticos, criando oportunidades únicas de voar em classe executiva dentro do Brasil.
Quanto custa e como reservar
O upgrade para classe executiva em voos nacionais custa R$ 159 por trecho, valor que pode variar conforme a rota (consulte preços atualizados no site da Azul). Membros TudoAzul Diamante têm acesso gratuito e ilimitado a esses assentos. Membros Topázio e Safira não podem usar cortesias para classe executiva, apenas para Espaço Azul disponível na econômica do A330.
Benefícios da classe executiva nacional
Configuração 1-2-1 com todos os assentos tendo acesso direto ao corredor, poltronas que reclinam totalmente formando cama, tela de entretenimento de 16 polegadas touchscreen, espaço generoso para pernas, cabide para casaco, tomadas USB, e serviço de bordo diferenciado. As poltronas são alternadas entre mais próximas da janela e mais abertas para o corredor. Aeronaves A330 ex-Condor incorporadas em 2025 podem ter entretenimento inferior ao padrão da frota.
Estratégias avançadas para conseguir assentos vazios ao lado
Técnica da seleção estratégica
Para casais ou duplas, escolha um assento de janela e outro de corredor na mesma fileira, deixando o assento do meio vazio. Esta estratégia funciona melhor em voos com ocupação inferior a 80% e aumenta as chances de que o lugar central permaneça desocupado. Se alguém for designado para o meio, ofereça troca para que a pessoa fique na janela ou corredor.
Assentos menos procurados
Procure fileiras na parte traseira da aeronave, que são menos requisitadas pela maioria dos passageiros. Com sorte, terá lugares vazios ao lado permitindo maior conforto. As desvantagens incluem desembarque mais demorado, possível proximidade com banheiros e cozinha que gera mais movimento, e maior sensação de turbulência na cauda da aeronave.
Monitoramento até o embarque
Continue verificando disponibilidade de assentos até momentos antes do voo através do aplicativo da Azul. Alguns assentos ficam bloqueados para alocação de famílias e necessidades especiais, sendo liberados próximo ao embarque. Passageiros que não comparecem também liberam lugares de última hora.
Dicas específicas para diferentes perfis de passageiros

Para pessoas altas (acima de 1,80m)
Priorize saídas de emergência, primeira fileira (bulkhead), ou Espaço Azul. Em A330, as fileiras 6, 7 e 24 oferecem mais espaço (confirme no site oficial da Azul). Evite última fileira que pode ter reclinação limitada. Para voos em ATR, o espaço é naturalmente mais restrito. Assentos bulkhead têm limitação para bagagem de mão sob o assento da frente.
Para quem viaja com bebês e crianças pequenas
Escolha primeira fileira (bulkhead) onde berços móveis podem ser instalados, sujeito à disponibilidade e limitados a bebês até 10 kg e 6 meses de idade. Estes assentos facilitam movimentação com crianças pequenas, mas limitam o espaço para bagagem de mão embaixo do assento. Evite assentos próximos a banheiros onde o movimento constante pode incomodar o descanso infantil.
Para quem quer dormir durante o voo
Prefira assentos de janela para apoiar a cabeça e controlar a persiana. Evite corredores onde há movimento constante de passageiros e tripulação. Considere Espaço Azul ou classe executiva para maior conforto em voos mais longos.
Para quem tem medo de voar
Assentos próximos às asas são mais estáveis durante turbulências. No A330, busque fileiras 15-20 que ficam sobre as asas. Prefira corredores para evitar ver a altitude pela janela. A parte central da aeronave, próxima às asas, oferece menor sensação de movimento durante o voo.
Lista de verificação para seleção de assentos
- Verifique tipo de aeronave no momento da reserva para conhecer configuração disponível
- Configure alerta para fazer check-in exatamente 72 horas antes do voo
- Consulte SeatGuru ou site da Azul para ver mapa detalhado de assentos
- Para Espaço Azul, confirme se sua aeronave específica oferece o serviço
- Considere suas prioridades: espaço, vista, acesso ao corredor ou estabilidade
- Monitore mudanças de aeronave que podem afetar sua seleção
- Tenha plano B com assentos alternativos caso primeira opção não esteja disponível
- Para voos longos, considere investir em Espaço Azul ou classe executiva
- Chegue cedo ao aeroporto para tentar upgrades de última hora no check-in
- Use status TudoAzul para maximizar opções gratuitas de assentos preferenciais
- Para voos codeshare com parceiros (United, TAP), consulte mapas específicos diretamente com a operadora
- Verifique preços, configurações e rotas no site oficial da Azul, pois mudam frequentemente
Como maximizar conforto independente do assento escolhido
Mesmo em assentos menos privilegiados, algumas estratégias podem melhorar significativamente seu conforto. A Azul oferece excelente experiência de bordo com entretenimento individual, Wi-Fi disponível em parte da frota, e atendimento reconhecido pela qualidade. Leve travesseiro de pescoço, vista-se em camadas para adaptar à temperatura da cabine, e mantenha-se hidratado durante o voo. O conhecimento das configurações específicas de cada aeronave da Azul permite fazer escolhas mais informadas, transformando uma viagem comum em uma experiência confortável e agradável, independente do destino escolhido.








