O agrião (Nasturtium officinale R. Br.) é uma hortaliça aquática de sabor picante e folhas pequenas, altamente valorizada na botânica medicinal e na nutrição por sua densidade de nutrientes. Rico em vitaminas, minerais e compostos bioativos, o agrião oferece propriedades curativas significativas, com destaque para seus benefícios terapêuticos na saúde do sangue, atuando como um poderoso auxiliar antianêmico e antioxidante.
- Contribui para a saúde do sangue, sendo uma importante fonte de ferro e ácido fólico.
- Possui ação antioxidante intensa, protegendo as células sanguíneas contra danos.
- É uma planta de fácil cultivo em ambientes aquáticos ou úmidos, ideal para pequenos produtores.
Contribuição para a saúde do sangue e prevenção da anemia
A principal propriedade medicinal do agrião para a saúde do sangue está na sua riqueza em micronutrientes essenciais para a hematopoiese (formação de células sanguíneas). O agrião é uma excelente fonte de ferro não-heme e de folato (ácido fólico ou Vitamina B9). O folato é um princípio ativo vital para a síntese do DNA e para a maturação dos glóbulos vermelhos, cuja deficiência leva à anemia megaloblástica. O consumo de agrião apoia a formação de sangue saudável. Um estudo sobre a composição nutricional de vegetais folhosos confirma seu valor.
“O Nasturtium officinale apresenta um conteúdo expressivo de ferro e folato, micronutrientes cruciais para a formação da hemoglobina e para a prevenção de deficiências nutricionais que levam à anemia” (PEREIRA et al., 2015).

Dica de consumo: Para maximizar a absorção do ferro do agrião, consuma-o juntamente com alimentos ricos em Vitamina C (como limão ou pimentão), pois a Vitamina C facilita a assimilação do ferro vegetal.
Leia também: Como plantar em casa essa fruta poderosa que ajuda a evitar cãibras naturalmente
Ação antioxidante e proteção celular
O agrião é um vegetal crucífero que contém glucosinolatos, flavonoides e alta concentração de Vitamina C, conferindo-lhe uma significativa ação antioxidante. Essa propriedade curativa é fundamental para proteger as células do organismo, incluindo as células do sangue, contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. A neutralização desses radicais livres é um dos benefícios terapêuticos mais estudados em vegetais verde-escuros. Pesquisas destacam seu poder de proteção.
“O extrato de Nasturtium officinale demonstrou alta capacidade antioxidante e protetora contra o dano oxidativo ao DNA em células sanguíneas, efeito atribuído à sinergia de glucosinolatos e compostos fenólicos” (VALENTÃO et al., 22013).
Cultivo aquático do agrião e requisitos de plantio
O agrião é uma planta semi-aquática que, para se desenvolver plenamente, exige um ambiente de cultivo com muita água, corrente ou estagnada, e solo constantemente úmido ou inundado. O plantio é geralmente feito por sementes ou mudas (estacas), em locais que recebam sombra parcial ou sol pleno, desde que a irrigação seja constante. O cultivo bem-sucedido do agrião depende de umidade e nutrientes adequados no meio de crescimento. O Manual de Hortaliças Não Convencionais oferece diretrizes específicas para seu cultivo.
Método de propagação do agrião
Embora possa ser plantado em canteiros comuns, o melhor rendimento do agrião é obtido em sistemas hidropônicos ou em pequenos canteiros mantidos com um alto nível de umidade, quase saturados. O plantio por estacas é o mais rápido e eficiente para a reprodução doméstica. O manual de cultivo indica:
“O agrião exige alta umidade no solo e excelente drenagem, sendo preferencialmente cultivado em ambientes semi-aquáticos. A propagação por estacas ou divisão de touceiras é o método mais rápido para obter folhas tenras, ricas em micronutrientes” (KINUPP; LORENZI, 2017).
Para você que gosta de cultivar em casa, separamos um vídeo do canal Plante e Cozinhe, onde eles ensinam como plantar e cuidar do agrião:
Um fortalecedor do sangue e da imunidade
O agrião é um poderoso fitoterápico nutricional, cujas propriedades curativas são fundamentais para o suporte do organismo, especialmente no que tange à saúde do sangue. Sua alta densidade de nutrientes essenciais, aliada à sua ação antioxidante e a um cultivo que demanda ambientes úmidos, o torna uma adição valiosa e fácil de integrar a uma dieta focada no bem-estar.
- A combinação de ferro e folato faz do agrião um importante auxiliar antianêmico, contribuindo para a saúde do sangue.
- Os glucosinolatos e Vitamina C conferem-lhe um poder antioxidante que protege as células sanguíneas contra o dano oxidativo.
- O agrião é uma planta de cultivo aquático ou semi-aquático, sendo necessário manter o solo constantemente úmido para o seu desenvolvimento.
Referências bibliográficas
- KINUPP, Valdely Ferreira; LORENZI, Harri. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: Guia de Identificação, Composição Nutricional e Receitas. São Paulo: Instituto Plantarum, 2017.
- PEREIRA, Elisangela V. et al. Nutritional composition, anti-anemic properties and functional aspects of watercress (Nasturtium officinale). Food Chemistry, v. 183, p. 1-7, 2015.
- VALENTÃO, Patrícia et al. Nasturtium officinale (Watercress) protects human primary lymphocytes against DNA damage caused by $\mathrm{H}_2\mathrm{O}_2$ and $\mathrm{H}_2\mathrm{O}_2$-induced oxidative stress. Food and Chemical Toxicology, v. 58, p. 55-62, 2013.









