Em 17 de fevereiro de 2026, um eclipse solar anular formará um “anel de fogo” sobre uma região remota da Antártida. Este fenômeno astronômico único pode durar até 2 minutos e 20 segundos, com 96% do sol sendo eclipsado pela lua. Porém, poucos terão a chance de presenciar este evento incrível.
- A visibilidade do eclipse será limitada a uma área remota na Antártida.
- Para muitos, o eclipse será visto como parcial, incluindo partes da África do Sul.
- Esta oportunidade rara será vista principalmente por cientistas em estações de pesquisa na Antártida.
Onde o eclipse será visível?
O caminho de anularidade do eclipse solar de 17 de fevereiro de 2026 será limitado a uma região remota da Antártida. As chances de ver o “anel de fogo” serão praticamente inexistentes para o público geral e limitadas a poucas estações de pesquisa, como a Estação Concordia e a Estação Mirny.
No entanto, eclipses parciais poderão ser observados em outras áreas, incluindo o sul da África e o extremo sul da América do Sul. Durante o mês de fevereiro, cruzeiros podem oferecer vislumbres deste fenômeno ao longo da Península Antártica.

Quais as chances de céu limpo?
As previsões para o eclipse indicam uma alta cobertura de nuvens durante o evento, especialmente sobre os oceanos e áreas costeiras. A Estação Mirny, por exemplo, terá cerca de 65% de cobertura de nuvens. Entretanto, a Estação Concordia apresenta uma maior chance de visibilidade com cerca de 35% de cobertura, embora o frio intenso possa ser um desafio.
Informações de clima e meteorologia
A zona de eclipse parcial poderá contar com melhores condições climáticas no interior do sul da África, com chances menores de cobertura de nuvens. É sempre prudente consultar sites especializados em previsões meteorológicas, como o Eclipsophile, para informações atualizadas sobre a visibilidade do fenômeno.
Resumo dos aspectos chave
- A visibilidade total do eclipse será restrita a áreas remotas da Antártida.
- Estações de pesquisa e cruzeiros na Antártida poderão ver o eclipse de forma parcial.
- Verifique sempre as condições meteorológicas antes de planejar sua observação.
Para mais informações sobre eclipses solares e lunares, programas especializados de observação e mapas interativos, consulte sites como EclipseWise e WhenIsTheNextEclipse.










