Os amendoins oferecem importantes benefícios para a saúde do coração, graças aos seus nutrientes e compostos bioativos comprovados por diversos estudos.
Como o consumo de amendoins pode melhorar a saúde do coração?
Amendoins contêm ácidos graxos ômega-3, que auxiliam na manutenção de um coração saudável e na redução do colesterol ruim (LDL). O consumo diário pode ajudar a prevenir obstruções nas artérias, reduzindo riscos de doenças cardíacas e pressão alta. Além disso, estudos conduzidos por instituições renomadas, como a American Heart Association, confirmam que incluir uma quantidade moderada de amendoins na dieta está associado a uma menor incidência de problemas cardiovasculares.
Amendoins contribuem para a função cerebral?
Além de benéficos ao coração, os amendoins promovem a saúde cerebral graças às gorduras poli-insaturadas, antioxidantes e vitaminas, como a vitamina E. Estes nutrientes auxiliam na proteção das células do cérebro contra danos oxidativos e manter a saúde cognitiva.
Estudos indicam que o resveratrol presente nos amendoins pode proteger contra doenças do cérebro relacionadas ao envelhecimento, como Alzheimer e Parkinson. Pesquisas recentes também destacam que o consumo regular desse alimento pode estar relacionado à melhora da memória e à diminuição do declínio cognitivo em adultos mais velhos.

Como os amendoins favorecem a saúde intestinal?
Os amendoins são fontes de fibras e funcionam como um prebiótico natural, favorecendo um ambiente saudável para as bactérias benéficas no intestino. Com isso, a digestão é facilitada e há prevenção de problemas como a constipação intestinal.
Entre os benefícios mais notáveis para a saúde intestinal destacam-se:
- Estímulo ao crescimento de bactérias saudáveis
- Melhora no trânsito intestinal
- Redução do risco de constipação
Os amendoins auxiliam na gestão do peso?
Apesar de serem calóricos, os amendoins promovem saciedade por serem ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Isso contribui para o controle do apetite e diminuição do consumo calórico geral.
Consumir pequenas porções entre as refeições pode evitar episódios de compulsão alimentar e ser útil em programas de perda ou manutenção de peso, desde que haja moderação. Adicionalmente, estudos da Harvard School of Public Health sugerem que a introdução de amendoins e outras oleaginosas na rotina alimentar está associada à prevenção do ganho de peso a longo prazo.
Leia também: 3 coisas para fazer depois do trabalho para melhorar a saúde mental, segundo especialistas
Amendoins podem melhorar a saúde da pele?
Os amendoins são ricos em vitamina E, zinco, polifenóis e manganês, nutrientes essenciais para o fortalecimento, hidratação e recuperação dos tecidos da pele. Seu consumo auxilia na prevenção de sinais de envelhecimento e promove o brilho natural cutâneo. Esses compostos também têm função importante no processo de cicatrização e proteção contra danos ambientais, como poluição e exposição solar.
A ingestão diária recomendada de amendoins varia entre 30 e 60 gramas (aproximadamente 1 a 2 porções), preferencialmente consumidos crus ou em saladas. O consumo exagerado pode causar efeitos adversos, como desconfortos digestivos, por isso moderação é importante. As informações apresentadas aqui têm caráter informativo e não substituem a orientação médica individualizada. Consulte um profissional de saúde para orientações personalizadas.










