Armazenar frutas e vegetais na geladeira é comum, mas nem todos os alimentos reagem bem ao frio. Algumas frutas e hortaliças continuam amadurecendo após a colheita, liberando etileno, um gás natural. Temperaturas baixas desaceleram esse processo, mas podem afetar textura e sabor. Saber o que vai ou não para a geladeira preserva qualidade e valor nutricional.
Quais frutas não devem ser armazenadas na geladeira?
Frutas tropicais e de clima quente geralmente não toleram frio. A banana desenvolve manchas na casca se refrigerada, e seu amadurecimento é prejudicado abaixo de 13°C. O abacate deve amadurecer fora da geladeira; só coloque na refrigeração após estar maduro, e por pouco tempo. A pêra também amadurece melhor fora da geladeira; o frio pode deixar sua polpa farinhenta. Tomates perdem textura e sabor em temperaturas baixas e devem ser mantidos fora da geladeira até amadurecerem. Outras frutas que também não devem ser armazenadas na geladeira incluem:
- Banana
- Abacate (quando ainda não está maduro)
- Pêra (quando ainda não está madura)
- Tomate
- Mamão
- Manga verde
- Melão (inteiro)
- Maracujá
- Caqui
- Goiaba
Essas frutas tendem a perder sabor, aroma ou textura quando expostas ao frio excessivo. O recomendado é manter essas frutas em temperatura ambiente até que amadureçam completamente e, caso necessário, refrigerar por pouco tempo somente após estarem maduras.

Quais frutas e vegetais podem ser refrigerados sem problemas?
Algumas frutas suportam bem a geladeira. Entre as que podem ser refrigeradas sem problemas, destacam-se:
- Laranja
- Limão
- Tangerina/Ponkan/Mexerica
- Maçã
- Manga já madura
- Frutas vermelhas (morango, mirtilo, framboesa, amora)
- Uva
- Kiwi
- Pêssego maduro
Esses alimentos podem ser armazenados na geladeira pois não sofrem grandes alterações de sabor ou textura com o frio. Os cítricos como laranja, limão e tangerina não sofrem ressecamento. Maçã tolera frio por mais tempo, embora possa mudar levemente o sabor. Frutas vermelhas (morango, mirtilo) são refrigeradas por até cinco dias, se guardadas secas e sem lavar. Hortaliças folhosas e raízes duram mais na geladeira desde que secas e nas prateleiras inferiores, para evitar contaminação.
Como prolongar a vida útil de frutas e vegetais em casa?
- Inspecionar: Cheque alimentos ao menos duas vezes por semana e remova os deteriorados.
- Mantê-los inteiros: Só corte na hora do consumo.
- Sempre secos: Guarde após secar bem para evitar fungos.
- Separar: Frutas que produzem etileno, como maçã e banana, devem ser separadas de folhas verdes.
Por que alguns alimentos amadurecem mais rápido fora da geladeira?
O etileno acelera o amadurecimento pós-colheita. Fora da geladeira, o processo natural de amadurecimento ocorre plenamente, proporcionando melhor textura e sabor. O frio pode retardar ou impedir essa evolução, afetando a qualidade. Assim, guardar corretamente garante maior durabilidade e aproveitamento nutricional das frutas e vegetais.










