O Google anunciou a integração do seu assistente de inteligência artificial, Gemini, ao navegador Chrome durante o evento Google I/O. Inicialmente, o Gemini será capaz de esclarecer informações complexas em qualquer página da web que o usuário esteja lendo ou resumir informações, conforme detalhado em um post no blog do Google Labs. A visão da empresa é que, futuramente, o Gemini no Chrome poderá trabalhar em várias abas e navegar por sites em nome do usuário.
Durante uma demonstração, foi mostrado como o Gemini pode ser acessado através de um ícone de estrela no canto superior direito do Chrome. Ao clicar, uma janela de chatbot do Gemini se abre, permitindo que o usuário faça perguntas sobre o site que está visitando. Esta interface flutuante pode ser movida e redimensionada conforme necessário.
Como o Gemini facilita a navegação na web?
Em uma demonstração prática, um diretor de gerenciamento de produto do Chrome mostrou como o Gemini pode listar rapidamente as características principais de um produto em uma página de compras. Ao clicar em um prompt sugerido pelo Gemini, ele leu toda a página e apresentou um resumo rápido das características do produto. Quando questionado se o produto era adequado para acampar em Maine, o Gemini utilizou informações da página e da web para responder.
Além disso, o Gemini permite comparações entre produtos. Por exemplo, ao visitar uma página de outro varejista, o usuário pode pedir ao Gemini para comparar dois produtos, e ele fornece uma tabela de comparação detalhada. Esta funcionalidade pode ser especialmente útil para consumidores que desejam tomar decisões informadas sem precisar abrir várias abas ou sites.

Quais são as funcionalidades futuras do Gemini no Chrome?
O Google planeja expandir as capacidades do Gemini no Chrome ao longo do ano. Em breve, será possível selecionar múltiplas abas simultaneamente e fazer perguntas sobre todas elas. Uma demonstração futura mostrou o uso do Gemini para navegar em sites, como um site de receitas, onde o assistente pode rolar até os ingredientes ou converter medidas de forma rápida e eficiente.
Embora o Gemini no Chrome ofereça funcionalidades úteis, como tabelas de comparação e conversões de ingredientes, alguns usuários podem preferir realizar suas próprias pesquisas. Isso se deve ao fato de que, ocasionalmente, a IA pode apresentar informações incorretas.
Quando o Gemini estará disponível no Chrome?
O lançamento do Gemini no Chrome está programado para quarta-feira, inicialmente disponível para usuários de Windows e macOS em acesso antecipado. Os usuários devem ter 18 anos ou mais e utilizar o inglês como idioma. O acesso será concedido a assinantes dos planos AI Pro e Ultra do Google, bem como usuários dos canais beta, canary e dev do Chrome.
Quanto à possibilidade de trazer o Gemini para o Chrome em dispositivos móveis, a empresa está focada no desenvolvimento para desktop no momento. No entanto, a expansão para plataformas móveis é uma área que o Google está considerando para o futuro.










