Muitas pessoas têm o hábito de armazenar sobras de comida diretamente nas panelas dentro da geladeira. Apesar de parecer prático, essa prática pode trazer riscos à saúde. Evitar esse costume pode prevenir problemas como intoxicações alimentares.
- Pode ocorrer reação química das panelas com alimentos ácidos.
- O resfriamento inadequado permite a proliferação de bactérias.
- Armazenar em recipientes adequados prolonga a vida útil dos alimentos.
Quais os riscos de deixar panelas na geladeira?
Estudos indicam que panelas metálicas, como as de alumínio, reagem com alimentos ácidos. Isso pode alterar o sabor dos alimentos e liberar partículas que fazem mal à saúde. Além disso, o formato e o tamanho das panelas dificultam o resfriamento uniforme.
A Organização Pan-Americana da Saúde adverte que a comida armazenada em panelas pode permanecer na “zona de risco” de temperatura (5°C a 60°C), facilitando o rápido crescimento de bactérias, principalmente se armazenadas por longos períodos. Panelas com tampas inadequadas ou aquelas que não vedam completamente também aumentam o risco de contaminação por fungos e odores presentes na geladeira.
Como armazenar sobras de forma segura?
Para evitar riscos, especialistas recomendam passar as sobras para recipientes herméticos adequados para alimentos, como de vidro ou plástico livre de BPA. Além disso, dividir a comida em porções menores ajuda no resfriamento mais rápido e seguro.
- Não deixar alimentos à temperatura ambiente por mais de duas horas.
- Etiquetar os recipientes com a data de preparo.
- Mantê-los a uma temperatura entre 0 e -8 ºC prolonga a conservação.

Benefícios dos recipientes adequados para armazenamento
Optar por recipientes adequados não apenas preserva o sabor e a qualidade dos alimentos, mas também protege a saúde de sua família. Esses recipientes evitam reações indesejadas e ajudam a manter uma organização melhor no armazenamento. Além disso, recipientes transparentes facilitam a identificação dos alimentos e evitam desperdícios.
- Facilitam o controle de validade dos alimentos.
- Evita a contaminação cruzada na geladeira.
- Auxilia no planejamento das refeições semanais.
Leia também: 10 maneiras inteligentes de armazenar panelas e frigideiras








