Entre as práticas comuns dos tutores de cães está a transferência de ração seca para outros recipientes, buscando facilitar o manuseio na hora de alimentar os pets. Entretanto, essa ação, aparentemente inofensiva, pode comprometer a qualidade da comida do seu cão, já que a exposição inadequada da ração pode resultar na perda de frescor, nutrientes e até no desenvolvimento de mofo devido à umidade.
Como o armazenamento incorreto pode afetar a ração
Os riscos do armazenamento inadequado da ração não se limitam à perda de nutrientes. A rancificação dos óleos ou o estrago do alimento podem passar despercebidos, causando mal-estar gastrointestinal nos cães ou recusa pelo cheiro e sabor alterados.
Especialistas orientam que a ração não seja transferida para outros recipientes para evitar esses problemas de saúde, mantendo sempre o conteúdo protegido contra agentes externos.
Armazenar a ração para cães do modo correto faz diferença
A maneira mais indicada de guardar a ração seca é mantê-la, ainda na embalagem original, dentro de um recipiente plástico hermético. Segundo Sarah Cortright, essa embalagem é projetada para conservar o frescor, proteger os nutrientes e servir como barreira contra ar, luz e umidade.
Transferir a ração para outros recipientes exclui essas vantagens, deixando o alimento vulnerável e prejudicando sua durabilidade.

Manter a embalagem original da ração é fundamental
O armazenamento na embalagem original da ração não só prolonga o frescor, mas também facilita o acesso a informações essenciais como lote e validade.
Esses dados são importantes em casos de recall de produtos. Veja alguns motivos para preservar as informações originais:
- Permite identificar o lote em caso de recall;
- Facilita o contato com fabricantes;
- Garante melhor rastreabilidade e segurança alimentar;
- Aumenta a segurança para outros pets em situações de produtos contaminados.
Leia também: Esta é a frequência com que você deve escovar os dentes do seu cachorro
Quais problemas surgem ao transferir a ração diretamente para recipientes
Além de perder os benefícios da embalagem, transferir a ração para recipientes plásticos pode ocasionar rancificação dos óleos, mesmo após a lavagem do recipiente. Isso pode contaminar lotes futuros, tornando o alimento prejudicial ao pet.
Caso seja indispensável usar outro recipiente, anote o número do lote e códigos de barra, mantendo-os acessíveis em papel. A FDA recomenda lavar e secar bem o recipiente entre reabastecimentos, para evitar resíduos.
@tudosobrecachorros Às vezes seu cachorro apresenta algum problema de saúde, você pode achar que é até uma alergia, mas na verdade é o material dos potinhos dele 👀 No vídeo de amanhã eu vou falar pra vocês qual dos três potes você deve escolher: inox, cerâmica ou vidro? Me segue pra não perder o vídeo de amanhã!!! 💜 #tudosobrecachorros #adestramento #adestramentopositivo #reforçopositivo #reforcopositivo #cachorrofeliz ♬ som original – Halina do TSC 🐶
Onde e como armazenar a ração do seu cão de maneira segura
Independentemente do método escolhido, guardar a ração em local fresco, seco e abaixo de 27 °C é essencial. Evite locais úmidos, expostos ao sol ou facilmente acessíveis ao pet, para manter a qualidade nutricional do alimento.
Adotar esses cuidados ajuda a preservar a saúde do animal e a evitar desperdícios por deterioração do alimento.









