A FOMO, ou medo de ficar de fora, é um comportamento comum observado em cães, originado do seu instinto social. Este artigo irá descrever como o comportamento se manifesta e compartilhar dicas práticas para diminuir a ansiedade do seu pet.
- Identificar sinais de FOMO em cães
- Estratégias de treinamento para aliviar a ansiedade
- Dicas de especialistas para uma convivência mais tranquila
Como sabe se seu cão sofre de FOMO?
Os cães que sofrem de FOMO frequentemente apresentam comportamentos como latir excessivamente ou tentar se juntar a você sempre que você sai de casa. Este comportamento é mais do que apenas ansiedade de separação; trata-se do medo de perder algo interessante ou importante.
Qual é a melhor forma de treinar um cão com FOMO?
A adaptação gradual é chave. Deixe o cão em um ambiente seguro com brinquedos mastigáveis e aumente gradualmente o tempo de separação. Sessões curtas e frequentes ajudam a acalmar o pet.
- Comece confinando o pet por curtos períodos
- Forneça brinquedos interativos para distrair
- Recompense o bom comportamento com petiscos

Por que meu cão sente FOMO?
A natureza social dos cães faz com que eles queiram participar das atividades humanas. Lembre-se de que este é um comportamento natural e, com o tempo e treinamento adequado, pode ser reduzido.
Leia também: Essas são as melhores raças de cachorro para pessoas com mais de 65 anos
Técnicas simples para aliviar a ansiedade do seu cão
Usar técnicas como associar ficar sozinho com algo positivo pode ajudar muito. Pode ser uma mordida especial ou um brinquedo apenas dado quando ele precisa ficar em casa. Você também pode deixar sons ambiente, como música clássica ou programas de TV, para tornar o ambiente menos solitário para o seu pet.
Resultados para uma convivência mais tranquila
- Cães menos ansiosos tornam as saídas mais fáceis
- Melhor compreensão do comportamento do pet
- Fortalecimento do vínculo entre dono e cão








