Quando se trata de estadias em hotéis, certas práticas podem tornar a experiência desagradável tanto para os hóspedes quanto para o pessoal da limpeza. Confira dicas essenciais de comportamento e higiene para evitar surpresas indesejáveis.
- Evite utilizar utensílios do hotel para fins culinários não convencionais.
- Atenção aos itens de alta frequência de toque que não são sempre limpos.
- Pequenos gestos fazem a diferença na manutenção da higiene.
Como utilizar utensílios de hotel apropriadamente?
Durante suas viagens, é comum precisar preparar alimentos no quarto. Porém, usar o ferro de passar como sanduicheira pode danificar o equipamento. Utilize eletrodomésticos de forma correta para evitar problemas futuros. Além disso, é importante evitar preparar alimentos com cheiros fortes, pois o odor pode permanecer no ambiente e incomodar os próximos hóspedes.
Quais itens devem receber mais atenção na limpeza?
Alguns elementos, como almofadas decorativas, raramente são lavados entre hóspedes. Em vez disso, concentre-se em itens como interruptores de luz, controles remotos e telefones, que têm alta frequência de toque. Também preste atenção às maçanetas das portas e puxadores dos armários, pois são superfícies frequentemente negligenciadas na higienização.
Dica rápida: Leve consigo lenços desinfetantes para limpar essas áreas ao chegar.

A importância dos pequenos gestos
Atos simples, como não usar eletrodomésticos do hotel para cozinhar, podem melhorar significativamente a experiência de outros hóspedes. Respeitar essas práticas favorece um ambiente mais higiênico para todos. Devolva sempre os itens do quarto à sua posição original após o uso e abra a janela para ajudar na ventilação, sempre que possível.
Leia também: Quanto dar de gorjeta para a equipe de limpeza do hotel?
Boas práticas para um hotel mais limpo
- Evite usar o ferro de passar roupas para cozinhar.
- Faça uso de eletroportáteis próprios para refeições no quarto.
- Sempre limpe superfícies antes de usá-las.
- Evite deixar resíduos de alimentos e mantenha o lixo bem acondicionado.
Ao implementar essas ações, você garante uma estada mais agradável e contribuí para a higiene dos próximos hóspedes.









