Muitos pais se frustram ao ver os filhos repetirem o mesmo episódio de um programa ou pedirem a mesma história todas as noites. No entanto, esse comportamento desempenha um importante papel no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Como os padrões impactam o desenvolvimento infantil?
A busca das crianças por repetição se relaciona ao chamado “efeito de entrada”, conceito da ciência cognitiva. O cérebro infantil trabalha para identificar padrões ao seu redor, facilitando a aprendizagem de novas informações.
Por meio da repetição, as crianças reforçam padrões sonoros e estruturas linguísticas, essenciais para o desenvolvimento da linguagem e comunicação. Expor-se repetidamente a palavras e situações ajuda-as a dominar conceitos fundamentais.
Quais benefícios emocionais a repetição pode proporcionar?
A repetição não contribui apenas para a cognição, mas também traz efeitos positivos ao bem-estar emocional das crianças. Retomar estímulos conhecidos proporciona alívio diante das incertezas naturais do aprendizado infantil.
Retornar ao familiar dá às crianças sensação de controle e domínio sobre o ambiente. Essa segurança é fundamental para enfrentar desafios e aprender de maneira equilibrada e saudável, fortalecendo sua autoconfiança.

Como a repetição ajuda o desenvolvimento da autonomia?
Permitir que a criança escolha atividades repetitivas pode ser especialmente importante em momentos de desafios ou mudanças. Essa escolha favorece o fortalecimento da autonomia e da autoestima.
Veja alguns dos principais benefícios relacionados à autonomia e segurança promovidos pela repetição:
- A familiaridade oferece segurança emocional.
- Atividades repetitivas fortalecem a percepção de competência.
- A autonomia ao escolher o que fazer alimenta a autoestima.
Quando a repetição pode ser um problema para a criança?
Embora benéfica, a repetição pode ser prejudicial caso impeça a criança de socializar, brincar ao ar livre ou experimentar coisas novas. O excesso deve ser observado para garantir um desenvolvimento equilibrado.
Monitorar o tempo dedicado à repetição e diversificar atividades são atitudes fundamentais para que os benefícios sejam aproveitados, respeitando individualidades e necessidades específicas de cada criança.









