As sardinhas podem ter explodido em popularidade devido ao seu sabor e acessibilidade, mas elas também são incrivelmente saudáveis. Em um mundo repleto de alimentos ultraprocessados, pode ser difícil encontrar opções que sejam saborosas e benéficas para a saúde. As sardinhas em lata têm diversos usos que se encaixam nesse perfil.
- Uma porção contém quase 100% da ingestão diária recomendada de ômega-3.
- Ricas em nutrientes como cálcio, magnésio, potássio e zinco.
- Excelente fonte de proteínas e vitamina B12.
Por que as sardinhas são um superalimento?
Primeiramente, uma porção de sardinhas enlatadas oferece quase 100% da ingestão diária recomendada de ômega-3, associada a diversos benefícios para a saúde. Estes ácidos graxos são excelentes para a saúde do coração e ajudam a prevenir hipertensão, diabetes tipo 2 e fígado gorduroso.
Pesquisas sugerem que os outros nutrientes e minerais encontrados nas sardinhas, como cálcio, magnésio, potássio e zinco, podem agir sinergicamente com os ômega-3, produzindo resultados superiores aos dos suplementos. Além disso, há uma crescente evidência de que esses ácidos graxos melhoram a função cognitiva. Recentemente, estudos vêm apontando que o consumo regular de sardinhas também pode ajudar a reduzir processos inflamatórios no corpo, inclusive em articulações, contribuindo para a saúde de pessoas com artrite.
As sardinhas são ótimas para o cérebro e o corpo
Em um mundo onde todo mundo busca ingerir o máximo de proteína possível, as sardinhas são uma das melhores escolhas. Uma porção de 100 gramas de sardinhas contém cerca de 200 calorias e 25 gramas de proteína, quase metade da ingestão diária recomendada.
Seus ossos também precisam de atenção, e um dos fatos sobre sardinhas é que elas são ricas em cálcio e vitamina D, oferecendo cerca de um quinto da ingestão diária recomendada de ambos. Consumi-las com ossos torna os filés ainda mais eficazes como fontes de cálcio. Além disso, as sardinhas são pobres em mercúrio e outros contaminantes, o que favorece o seu consumo regular em comparação com peixes maiores.

Benefícios adicionais das sardinhas
Uma porção de sardinhas fornece cerca de 20% da sua necessidade diária de vitamina B12, essencial para a função nervosa e a produção de glóbulos vermelhos saudáveis. As sardinhas também são ricas em ferro, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar o sono e proteger a pele.
Os filés são ainda enriquecidos com potássio, magnésio, zinco e taurina, combatendo a inflamação e reduzindo a pressão arterial. Com uma combinação tão única de nutrientes, este peixe merece verdadeiramente o título de “superalimento”.
Principais motivos para incluir sardinhas na dieta
- Alimentação rica em ômega-3 para saúde do coração e cérebro.
- Fonte excepcional de proteína, cálcio e vitamina D.
- Contribui para uma função nervosa saudável e fortalecimento do sistema imunológico.









