O amor nos torna humanos. Essa afirmação soa um pouco clichê, mas segundo a ciência, há uma verdade nisso do ponto de vista evolutivo. Desde o início dos tempos, o homo sapiens pode ter desenvolvido sentimentos de amor romântico como um meio de encorajar parcerias, facilitando criar filhos e mantendo a saúde e sobrevivência.
- O amor pode aumentar a energia e melhorar a saúde física.
- Parceiros podem fortalecer mutuamente hábitos saudáveis.
- A presença do amor pode reduzir o estresse e o risco de doenças cardíacas.
Como o amor aumenta sua energia
Quando você está apaixonado, qualquer desculpa para sonhar acordado com seu parceiro é válida. Pesquisas mostram que pensar na pessoa amada pode aumentar seus níveis de energia. Os autores dos estudos testaram os níveis de glicose no sangue dos participantes antes e depois de pensarem em seus parceiros e encontraram um aumento em 10 e 25 minutos.
Experimente isso quando estiver se sentindo letárgico após o almoço ou precisar de um impulso de energia durante um treino.
Parcerias amorosas incentivam hábitos saudáveis
No começo de um relacionamento, é comum pular a academia para passar mais tempo juntos. No entanto, quando você decide retomar as atividades, seu parceiro pode ser uma ajuda essencial. Casais que fazem dieta ou se exercitam juntos têm mais chances de sucesso a longo prazo do que aqueles que fazem sozinho, segundo a Universidade College London.
Faz sentido, certo? É mais difícil limpar sua dieta quando seu companheiro come todas as suas guloseimas preferidas na sua frente.
O amor age como analgésico natural?
Quando você está machucado, é comum buscar conforto nas pessoas próximas. Mesmo quando separado de seu parceiro, olhar uma foto dele pode aliviar a dor. Um estudo mostra que olhar a foto de alguém que você ama pode reduzir a dor em até 40%, pois ativa os centros de recompensa do cérebro e pode desencadear a liberação de opioides naturais.

Leia também: O hábito de dormir que está salvando relacionamentos
O amor pode proteger seu coração
Passar tempo com quem você ama ajuda a baixar a pressão sanguínea, conforme pesquisa da Medicine Picosomática. Outros estudos mostram que pessoas felizes em seus casamentos têm 12% menos risco de doenças cardíacas comparadas a solteiros. Os benefícios cardiovasculares do amor ocorrem porque ele libera oxitocina, que possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a regular a pressão arterial.
Curiosidade: Um abraço que alivia gripe?
Ainda que curtir um tempo com seu amor pareça aumentar a chance de doenças, abraços frequentes podem ativar as defesas naturais do corpo contra germes. Na pesquisa da Universidad Carnegie Mellon, pessoas que relataram dar mais abraços apresentaram sintomas de resfriado menos intensos.
Amor e longevidade andam de mãos dadas
Homens e mulheres casadas têm um risco 24% menor de morte precoce do que solteiros, segundo uma revisão no American Journal of Epidemiology. Porém, o amor romântico é apenas uma maneira de aumentar a expectativa de vida: qualquer tipo de forte suporte social pode também ajudar a reduzir o risco de mortalidade.
Enriqueça sua vida com amor
- O amor proporciona mais energia e disposição.
- Pares unidos promovem hábitos de vida saudáveis.
- A presença de um parceiro amoroso pode reduzir o risco de doenças.







