Os criadores de La Casa de Papel estão voltando para mexer com nossos sentimentos. Álex Pina e Esther Martínez Lobato acabaram de lançar o primeiro trailer de El refugio atómico, e já dá para sentir que vai ser mais uma série viciante. A premissa é simples, mas assustadora: e se a Terceira Guerra Mundial estivesse prestes a começar?
A história se passa no Kimera Underground Park, um bunker de luxo onde os mais ricos do planeta se escondem enquanto o mundo pega fogo lá fora. Imagine um shopping subterrâneo com quadra de basquete, spa, restaurante e até psicólogo. Só que não dá para sair de casa porque o apocalipse tá rolando na superfície.
Como funciona a vida dentro desse bunker de luxo?
Os moradores do Kimera Underground Park vivem assistindo o caos do mundo através de telas gigantes, como se fosse um reality show macabro. Eles têm tudo que dinheiro pode comprar: academia, jardim zen, coquetelaria e até divã de psicólogo. São 20 mil metros quadrados com 45 residências familiares que custam entre 48 e 70 milhões de euros.
Mas não pense que é só diversão. Dentro do bunker, duas famílias vão reviver antigas rivalidades e segredos do passado. É basicamente um Big Brother para bilionários, só que com o fim do mundo acontecendo do lado de fora. Álex Pina já avisou que a série foi “escrita com muita maldade e humor negro”.
Quem são os atores que vão dar vida a essa história?
O elenco está recheado de talentos conhecidos. Joaquín Furriel, Miren Ibarguren, Natalia Verbeke e Carlos Santos lideram o grupo de milionários presos no bunker. A direção fica por conta de Jesús Colmenar, David Barrocal e José Manuel Cravioto, que já trabalharam em outros sucessos da Netflix.
A série terá oito episódios na primeira temporada, produzidos pela Vancouver Media (a produtora do Álex Pina). Os criadores inclusive fizeram um site fictício do bunker para divulgar a série, mostrando todos os luxos e comodidades do lugar. É marketing criativo no seu melhor.
Quando poderemos assistir essa nova obsessão?
El refugio atómico estreia na Netflix no dia 19 de setembro de 2025. Já dá para ir preparando a pipoca e cancelando os compromissos do fim de semana. A série promete ser mais um daqueles fenômenos que vão dominar as redes sociais e render memes infinitos.
A expectativa é alta porque Pina e Martínez Lobato já provaram que sabem criar histórias que grudam na gente. Depois do sucesso de La Casa de Papel, Sky Rojo e Berlim, eles voltam para explorar temas como privilégio, sobrevivência e as loucuras que o dinheiro pode fazer com as pessoas. Vai ser mais uma noite mal dormida por causa da Netflix.










