Com partes da Europa atingindo 115 graus neste verão e recordes de calor quebrando ao redor do mundo, viajar em calor extremo não é apenas desconfortável — pode ser perigoso. As buscas no Google por “viagem em onda de calor” aumentaram 157% na última semana, por isso, o especialista em viagens Justin Chapman da Go2Africa está compartilhando os erros mais comuns que as pessoas cometem ao explorar em condições escaldantes – e maneiras inteligentes de enfrentar o calor.
- Ignorar os sinais da doença relacionada ao calor pode ser perigoso
- Programação inadequada pode aumentar a exposição ao calor
- Hidratar-se corretamente é mais do que apenas beber água
Você está hidratando-se corretamente?
Sim, a água é essencial — mas quando o mercúrio sobe, não basta apenas beber mais dela. Em condições quentes, seu corpo perde eletrólitos como sódio, potássio e magnésio através do suor. Sem substituí-los, você pode acabar desidratado, independentemente da quantidade de água que consome.
Em vez disso, misture bebidas ricas em eletrólitos, como água de coco ou bebidas esportivas, faça lanches com salgadinhos ou escolha alimentos com alto teor de água como melão e pepino. E evite aquela cerveja ou café antes do voo — ambos são diuréticos e vão desidratá-lo mais rapidamente. Além disso, carregar sachês de eletrólitos na bagagem pode ser uma solução prática para viagens longas.
Você está ignorando os sinais de doença relacionada ao calor?
Exaustão por calor é comum durante ondas de calor, com sintomas como dor de cabeça, náusea, tontura e câimbras musculares. Se você esfriar rapidamente e beber água, provavelmente se recuperará.
No entanto, a insolação é uma emergência médica. Uma vez que sua temperatura corporal atinge 104 graus ou mais, podem ocorrer confusão, fala arrastada, convulsões ou perda de consciência. Se você não se sentir melhor dentro de 30 minutos após resfriar-se, procure ajuda médica imediatamente. Tenha sempre em mãos números de emergência do país onde está e saiba onde encontrar atendimento médico rápido.

Planejamento de viagens durante períodos de calor extremo
Evite o sol durante as horas mais quentes do dia — geralmente entre 11h e 15h (embora em algumas cidades possa se estender até 17h ou 18h). Planeje atividades internas, como visitas a museus ou longos almoços, para esses horários, e reserve tempo para passeios turísticos ou praia para o início da manhã ou final da tarde.
Se possível, reserve voos que cheguem pela manhã ou à noite para não desembarcar de um avião fresco e com ar-condicionado diretamente no auge do calor. E permita tempo extra para atrasos — ondas de calor podem interromper tanto viagens rodoviárias quanto aéreas. Considere também reservar hospedagens com ar-condicionado e verificar se o transporte possui climatização adequada antes de viajar.
Mantenha-se seguro e refresque-se
Viajar durante uma onda de calor pode ser desafiador, mas com planejamento e precaução apropriados, é possível manter-se seguro e aproveitar a experiência.
- Repor eletrólitos é essencial para evitar a desidratação
- Monitorar os sintomas da doença relacionada ao calor pode prevenir emergências
- Planejamento adequado pode reduzir a exposição ao calor extremo









