A Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu mais de 800 demandas relacionadas à covid-19. Segundo levantamento do órgão, entre 6 de março e 7 de julho, foram 810 manifestações relativas ao tema.
Do total, 109 dos casos eram pautas relativas ao sistema prisional. Denúncias envolviam ausência de ações de combate ao vírus nas instalações e a proibição de visitas presenciais.
A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadãos (PDDC) recebeu 173 demandas. A unidade atua na coordenação da força-tarefa do MPDFT no combate à covid-19.
As Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) receberam 147 manifestações e o Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) totalizaram 105 demandas da população.
A Ouvidoria também foi bastante procurada para tratar de questões relacionadas ao auxílio emergencial do Governo Federal (86), ausência ou insuficiência de ações no combate à covid-19 nas instituições de saúde do DF(84) e retorno das aulas (77). Das manifestações, 82% foram encaminhadas aos órgãos competentes, sendo que as restantes tiveram os andamentos iniciados e finalizados na própria ouvidoria.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.