Regresso dos estudantes na rede pública está previsto para ser gradual

O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, afirmou que o compromisso da pasta é, em primeiro lugar, com a saúde de estudantes, professores e funcionários

Jéssica Eufrásio
postado em 07/08/2020 06:00 / atualizado em 07/08/2020 14:54
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Nas escolas públicas, o retorno será a partir de 31 de agosto, com previsão de término do calendário letivo em 28 de janeiro de 2021. O calendário será escalonado: voltarão primeiro a educação de jovens e adultos (EJA) e a profissional.

Depois, será a vez dos alunos do ensino médio, em 8 de setembro. Na segunda-feira seguinte, têm início as aulas dos anos finais do ensino fundamental. Em 21 de setembro, começam as atividades do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os trabalhos com a educação infantil voltam uma semana depois. Por fim, em 5 de outubro, ocorrerão as atividades presenciais com estudantes dos centros de ensino e das classes especiais, além da educação precoce.

O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, afirmou que o compromisso da pasta é, em primeiro lugar, com a saúde de estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar. “A retomada das atividades presenciais foi planejada para ocorrer de forma segura, por etapas, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária e com modelo híbrido, no qual metade da turma irá, presencialmente, em uma semana, e os outros 50% terão aulas por meio do ensino remoto. As turmas se inverterão na semana seguinte”, detalhou.

A Secretaria de Educação informou que as escolas públicas estão “passando pelas adaptações necessárias”. Cadeiras e mesas de uso coletivo deverão ser higienizadas regularmente, bem como posicionadas a uma distância adequada, e as comunidades deverão adotar programas de conscientização do uso de máscara.

Em 27 de julho, a secretaria deu início à higienização e à desinfecção dos 686 colégios da rede. “A pasta readequou o cronograma de testagem dos profissionais de educação, que ocorrerá na segunda quinzena de agosto. A área técnica da Saúde, responsável pela testagem, avaliou que é mais eficiente que o procedimento seja realizado com maior proximidade à data de retomada das aulas presenciais”, informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação