Grupo acusado de roubo de carga no DF é desarticulado

O grupo especializado em furto de gado e abate clandestino roubava cargas e caminhões no DF e no entorno. As mercadorias eram vendidas em supermercados de Planaltina-DF com o valor bem abaixo do mercado

Correio Braziliense
postado em 07/08/2020 11:06 / atualizado em 07/08/2020 11:07
Foram cumpridos mandados de prisões no Distrito Federal e no Goiás -  (crédito: PCDF)
Foram cumpridos mandados de prisões no Distrito Federal e no Goiás - (crédito: PCDF)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7/8), a Operação Kondira com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no furto e roubo de cargas no Distrito Federal e entorno. O grupo também é investigado por furto de gados e abate clandestino em Planaltina-DF. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão no DF e em Cristalina-GO.

Segundo as investigações, a carne era vendida em supermercados de Planaltina, que pertenciam aos envolvidos, bem abaixo do preço de mercado. Diversos compradores pagavam até 60% do preço da nota fiscal roubada com a mercadoria. Após o roubo, a carga e o caminhão eram escondidos em chácaras e galpões em Planaltina-DF. Os caminhões eram adulterados e vendidos a receptadores. Os acusados contavam com o apoio de integrantes moradores da Bahia, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com o delegado responsável pela investigação, Elianto Couto, os acusados ameaçavam as vítimas. “Muitas vezes, quando o crime ocorria no Distrito Federal, os envolvidos soltavam o caminhoneiro no estado do Goiás e pediam que as vítimas informassem que o fato havia ocorrido naquela localidade, com o intuito de embaraçar as investigações”, afirmou.

A operação contou com o apoio das Divisões de Operações Especiais (DOE) e Aéreas (DOA) e da Subsecretaria de Defesa Agropecuária do DF.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação