Tempo no DF: veja a previsão para esta sexta

Tempo frio e seco nessa época do ano é característico do clima no cerrado. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada foi de 6ºC, em maio

Correio Braziliense
postado em 07/08/2020 14:01 / atualizado em 07/08/2020 14:01
Frio e seca são caraterísticos do tempo em Brasília nesta época do ano -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Frio e seca são caraterísticos do tempo em Brasília nesta época do ano - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Apesar do frio intenso sentido nos últimos dias no Distrito Federal, agosto continua na média da temperatura normal registrada no mesmo mês do ano passado. Em 2019, a média das temperaturas registradas neste mesmo período ficou entre 0,5ºC e 1ºC acima da temperatura considerada normal, em média, de 22ºC e 24ºC. De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), a seca deve ser mais intensa no mês de setembro. Já o frio é considerado característico dessa época de inverno.

Segundo o meteorologista Heráclio Alves, este ano o dia mais seco foi registrado em 14 de julho, com umidade relativa do ar de 18% na região do Gama. Na área central de Brasília a umidade mais baixa ficou em 20%. Por outro lado, o dia mais frio do ano até agora ocorreu no dia 27 de maio, quando foi registrado 6ºC na região de Águas Emendadas, em Planaltina, e 8,5ºC no Plano Piloto.

Agosto ainda está com a umidade relativa do ar confortável em relação ao mesmo período do ano passado. “A umidade relativa do ar ainda é confortável para este período, em setembro os dias são de secas mais intensas características para esta época do ano”, afirma o meteorologista Heráclio Alves.

No ano passado, o Distrito Federal bateu recorde histórico de dia mais seco. O dia mais quente e seco ocorreu em 21 de setembro, com temperatura máxima de 36,2ºC, de acordo com os dados atualizados do Inmet. Em relação à menor temperatura, o dia mais frio foi registrado em 7 de julho, chegando a 5,7ºC. 

Na madrugada desta sexta-feira (7/8), os termômetros registraram temperatura mínima de 10°C na região do Gama. A umidade relativa do ar deve ficar entre 80% e 30%. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação