DF tem o sexto menor índice de inflação entre as capitais em julho

Índice de inflação foi de 0,34%, menor que o do Brasil, que foi de 0,36%

Correio Braziliense
postado em 07/08/2020 15:00 / atualizado em 07/08/2020 15:00
O preço da gasolina influenciou no índice de inflação no DF -  (crédito: Prefeitura de Goiás)
O preço da gasolina influenciou no índice de inflação no DF - (crédito: Prefeitura de Goiás)

O Distrito Federal registrou o,34% de inflação, o sexto menor índice do país em julho. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Distrito Federal (IPCA), que serve de base para o cálculo da inflação, foi divulgado, nesta sexta-feira (7/8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o levantamento, o número do DF só está acima da Grande Vitória (0,21%), Rio de Janeiro e São Paulo (0,24%), Goiânia (0,25%) e Aracaju (0,31%). O Brasil apontou inflação de 0,36% no mês.

De acordo com a gerente da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Jéssica Milker, a inflação teve influência direta da gasolina. “Reflete o reajuste de preços nas refinarias anunciado pela Petrobras, que elevou em 4% o preço da gasolina e em 6% o do diesel”, afirma.

“Por sua vez, itens alimentícios como batata-inglesa e tomate, que estão com alta na produção, tiveram seus preços reduzidos, contribuindo para que a inflação do DF não fosse ainda maior”, prossegue Milker.

INPC

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação das famílias  que ganham de até cinco salários mínimos, registrou inflação acima, de 0,40%. Assim como no IPCA, o valor está abaixo do resultado nacional (0,44%) e é o sétimo menor índice do país.

“O indicador do INPC apresentou alta superior à do IPCA pelo fato de que alguns itens que apresentaram alta de preços no período terem participação maior na cesta de consumo das famílias de renda mais baixa que as pesquisadas no IPCA”, explica o IBGE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação