O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável pelo Parque Olhos d’Água, pede que, a partir desta sexta-feira (7/8), a população colabore com a Oficina de Diagnóstico Participativo do parque. A ação contribuirá com os estudos para a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.
O Plano de Manejo é um documento que tem a finalidade de estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas.
Os interessados em participar dessa ação devem preencher o formulário, que ficará disponível no site do instituto durante 15 dias, com 10 perguntas para definição dos elementos: propósito, significância, recursos e valores fundamentais, ameaças e potencialidades do Parque Ecológico Olhos d’Água. Também está sendo disponibilizado uma apresentação com as informações sobre a unidade coletadas até o momento.
Iniciativa da comunidade local
Localizado entre as quadras 413/414 Norte, o Parque Ecológico Olhos d’Água pertencia a uma das diversas fazendas existentes no Plano Piloto antes da definição do quadrilátero do Distrito Federal. A unidade nasceu da iniciativa da comunidade local, sendo oficialmente fundado em 12 de setembro de 1994, com 21 hectares.
O nome Olhos d’Água tem origem pelas nascentes de água perenes e intermitentes que a unidade abriga. No local, é possível encontrar peixes, aves, anfíbios, répteis, invertebrados e pequenos mamíferos, além de fragmentos de vegetação de mata de galeria, de cerrado e trilhas com árvores identificadas para conhecimento dos visitantes.
O parque oferece ainda aos visitantes trilhas calçadas, relógio do sol, pista de caminhada com 2km de extensão, parque infantil, circuito de ginástica, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), além de gramado para banho de sol e piquenique. Funciona das 6h às 20h, com entrada gratuita.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.