Mulher ‘braço direito’ do PCC é transferida para a Colmeia no DF

A acusada, de 33 anos, foi capturada pelos policiais em um ônibus, na BR-060, quando tentava fugir do DF para São Paulo

Darcianne Diogo
postado em 07/08/2020 19:53 / atualizado em 07/08/2020 19:58
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

A mulher "braço direito" da célula feminina do Primeiro Comando da Capital (PCC), presa na noite desta quinta-feira (6/8), passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (7/8) e será transferida à Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), a Colmeia.

A suspeita, de 33 anos, foi capturada pelos policiais da Divisão de Repressão a Facções Criminosas (Difac) em um ônibus, na BR-060, quando tentava fugir do DF para São Paulo. A princípio, a Justiça havia concedido liberdade provisória à acusada por uso de documento falso. No entanto, ela permanecerá detida por crimes de integração em organização criminosa.

Como estratégia de monitoramento, ao chegarem às unidades prisionais, policiais penais promovem a catalogação dos faccionados e adicionam ao sistema informações do acusado, de maneira que os presos sejam devidamente identificados e constantemente fiscalizados.

Segundo investigações, a integrante da cúpula — facção criminosa comandada por Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, preso na Penitenciária Federal em Brasília — é responsável por fiscalizar as atividades de integrantes da célula feminina do PCC no DF. Ela atuava, ainda, na cooptação e "batismos" de membros e no planejamento de roubos e sequestros em benefício da facção.

A polícia chegou até a mulher após a descoberta de que ela estava recebendo, indevidamente, o auxílio emergencial — benefício concedido pelo governo federal para pessoas de baixa renda devido à pandemia do novo coronavírus. “Capturamos a investigada dentro de um ônibus que seguia na BR-060, quando ela deixava a capital com a intenção de fugir para São Paulo, base da facção, utilizando um documento falso”, explicou o delegado da Difac, Guilherme Sousa Melo. A ação também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação