OAB emite nota de apoio a delegado vítima de racismo

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da entidade, Josefina Serra dos Santos, e o presidente da OAB, Délio Lins e Silva Jr afirmaram que vão prestar todo o auxílio necessário ao delegado Ricardo Viana

Thais Umbelino
postado em 08/08/2020 21:58
 (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
(crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) emitiu uma nota de apoio ao delegado Ricardo Viana, chefe da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) depois ter sido vítima de racismo em unidade da rede de fast food McDonald's, na QI 23 do Lago Sul, por um morador da região.

Em texto, a presidente da Comissão de Igualdade Racial da entidade Josefina Serra dos Santos e o presidente da OAB Délio Lins e Silva Jr, ressaltaram que a exclusão racial é uma questão arraigada na sociedade e que é preciso união e conscientização para baní-la. “É preciso olhar para o futuro e educar a sociedade, mas, sobretudo, conter, desde já, a prática racista, especialmente, com as consequências jurídicas cabíveis, após devido processo legal”, declararam.

A entidade também afirmou que está de portas abertas para prestar todo o auxílio necessário ao delegado Ricardo Viana.

Crime

O delegado Ricardo Viana, chefe da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), foi vítima de injúria racial na noite desta sexta-feira (7/8), no McDonald's da QI 23 do Lago Sul. O suspeito é um morador do Lago Sul, que foi preso em flagrante.

Conforme apuração do Correio, o acusado estava no estabelecimento de fast-food, quando proferiu ofensas contra o delegado. O suspeito chamou o investigador de "macaco", além de outros termos racistas. Ricardo estava acompanhado da filha, de 15 anos

O delegado Ricardo Viana abriu um boletim de ocorrência contra o suspeito, na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). O morador do Lago Sul foi encaminhado à delegacia e até o fechamento desta reportagem permanecia preso no Departamento de Controle e Custódia de Presos (DCCP), no Complexo da Polícia Civil, no Parque da Cidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação