Guia: Confira como ficar por dentro dos débitos do seu veículo

Veja como parcelar ou quitar multas, conseguir descontos nos débitos, consultar o veículo e pedir recurso

Jonathan Luiz*
postado em 11/08/2020 15:21 / atualizado em 11/08/2020 15:23
 (crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)
(crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)

Trânsitp exige atenção redobrada mas,eventualmente, uma desatenção ou uma imprudência acabam em multa, por isso é necessário ficar de olho em possíveis débitos do veículo. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) oferece formas de parcelar a dívida e até mesmo conseguir descontos.

No DF, o sistema de processamento de multas ocorre através do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que é uma empresa de tecnologia da informação pertencente ao Governo Federal.

Para fazer consultas e cgecar se o veículo tem multa, basta acessar o site do Detran-DF e preencher os dados da placa do carro junto ao número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

O site permite visualizar as características do veículo, as multas já processadas, os débitos de taxas de licenciamento, o seguro obrigatório e o IPVA, além das multas em aberto.

Descontos em multas

Na página do SNE é possível conferir quais são suas multas em aberto e também as que já estão pagas. Mas, para conferir essa funcionalidade e outras é preciso cadastrar os veículos em seu nome nesse sistema.

Após concluir o cadastramento no SNE é possível antecipar o pagamento de possíveis débitos com até 40% de desconto, desde que assuma ter cometido a infração. Para conseguir essa vantagem acesse a aba VEÍCULOS E INFRAÇÕES, em seguida escolha a opção referente ao carro que quer consultar e o sistema disponibilizará informações do veículo em dois filtros: Fase de autuação – Notificação de autuação; e Fase de penalidade – Notificação de penalidade. Ao clicar em cima da notificação, será possível ter mais informações sobre descontos e impressão.

Parcelamento dos débitos

Desde 2018 é possível realizar o parcelamento das infrações do Detran-DF no cartão de crédito. Para isso é necessário o intermédio de uma empresa pelo sites: Zapay Pagamentos, Vamos Parcelar, DLK NET e ZIGNET.

O Detran recomenda que, antes de efetivar o parcelamento dos débitos, seja feita uma simulação com cada empresa, pois elas trabalham com livre concorrência de cobrança de taxas e juros, e, portanto, poderá haver diferença nos valores cobrados. Após a simulação, verifique no site da empresa escolhida o local de atuação.

Vale lembrar que o parcelamento é de inteira responsabilidade do proprietário e do interessado junto à operadora do cartão, como em qualquer operação feita com cartão de débito/crédito.

Caso não concorde com uma multa e queira entrar com recurso na junta administrativa de infrações de trânsito, acesse este link e confira as instruções do Detran-DF.

Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação