HUB faz pesquisa sobre saúde mental de residente: Veja como participar

Formulário da pesquisa está disponível on-line e será enviado a cerca de 7 mil residentes do país, para verificar sinais de esgotamento profissional ou adoecimento mental

Alan Rios
postado em 11/08/2020 17:18 / atualizado em 11/08/2020 17:18
Pesquisa do HUB vai acompanhar profissionais da saúde -  (foto: Secom UnB/Divulgação - 2/7/18)
Pesquisa do HUB vai acompanhar profissionais da saúde - (foto: Secom UnB/Divulgação - 2/7/18)

A saúde mental de pessoas que trabalham na área da saúde durante a pandemia preocupa especialistas do mundo. Para identificar sinais de esgotamento profissional ou adoecimento mental em residentes médicos e multiprofissionais, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) está coordenando uma avaliação on-line até o dia 29 de agosto.

A pesquisa Force Fellow é conduzida por pesquisadoras mestrandas da Universidade de Brasília (UnB) e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina. O objetivo é coletar informações sobre a saúde mental de, pelo menos, 1.144 pessoas.

O formulário está disponível on-line e leva em média menos de cinco minutos para ser respondido. Ele ainda será enviado a cerca de 7 mil residentes dos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apoia o estudo.

“A amostra inicial permitirá identificar aqueles que apresentam algum sinal de esgotamento profissional (burnout) ou adoecimento mental, como ansiedade, estresse, problemas do sono e depressão. Esse grupo receberá um novo questionário após 12 semanas para reavaliação. Os primeiros resultados devem ser obtidos em setembro e, o relatório final, em janeiro de 2021”, divulgou o HUB, em nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação