Pandemia

Covid-19: Espera por UTI no DF chega a uma semana, até em casos graves

Segundo dados da Sala de Situação da Secretaria de Saúde, há paciente com covid-19 aguardando transferência para leito específico de UTI desde o dia 5 de agosto, há uma semana

Alan Rios
postado em 12/08/2020 10:04 / atualizado em 12/08/2020 10:15
Seis unidades públicas estão com todos os leitos de UTI ocupados -  (crédito: Breno Esaki/Agencia Saude)
Seis unidades públicas estão com todos os leitos de UTI ocupados - (crédito: Breno Esaki/Agencia Saude)

O Distrito Federal enfrenta o pico de casos do novo coronavírus com uma situação delicada quanto aos números de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Dados da Sala de Situação da Secretaria de Saúde mostram, nesta quarta-feira (12/8), que há paciente com covid-19, ou suspeita da doença, há uma semana na lista de espera por uma vaga em UTI.

Ao todo, há 48 pessoas com coronavírus ou suspeita na lista de espera, sendo 28 pacientes em leitos comuns que aguardam vaga na UTI e 20 pacientes que estão em uma unidade de terapia intensiva, mas necessitam da transferência para outro tipo de leito de UTI, mais avançado. A pessoa com mais tempo de espera aguarda transferência desde o dia 5 de agosto, mesmo com quadro clínico classificado como prioridade 2, entre cinco tipos de prioridade.

Sala de Situação mostra paciente aguardando leito de UTI há uma semana no DF
Sala de Situação mostra paciente aguardando leito de UTI há uma semana no DF (foto: Reprodução)

Entre pacientes com graus de prioridade 1 e 2, considerados os mais graves, há 36 pessoas no DF aguardando leito de UTI. A situação é mais grave quando somada às outras doenças, pois, sem contar os casos de contaminados pela covid-19, a fila de espera da unidade de terapia intensiva tem hoje 62 pessoas na capital.

Os dados são atualizados, em média, em até duas horas no site da Sala de Situação. Os números são referentes às 8h54 desta quarta-feira. Hoje, a lista chegou a contar com uma criança com covid-19 que precisa de leito de UTI. O Correio entrou em contato com a Secretaria de Saúde para comentar os números e aguarda resposta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação