Reabertura

Vigilância Sanitária vistoria mais de 2,1 mil estabelecimentos

Após intensificação da fiscalização, em julho, 126 estabelecimentos foram punidos e seis foram interditados

Correio Braziliense
postado em 12/08/2020 14:43 / atualizado em 12/08/2020 14:43
Os segmentos de bares e restaurantes eram os que mais pressionavam pela reabertura total do comércio: empresários preparam-se para reabrir as portas em 15 de julho -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Os segmentos de bares e restaurantes eram os que mais pressionavam pela reabertura total do comércio: empresários preparam-se para reabrir as portas em 15 de julho - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Após a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e academias do Distrito Federal, ainda há estabelecimentos que não se adequaram às exigências para o enfrentamento da covid-19 no DF. De acordo com a Vigilância Sanitária, 126 estabelecimentos foram punidos somente no mês de julho. Ao todo, foram feitas 2.144 vistorias e seis interdições. Além disso, 25% dessas ações são feitas a partir de denúncias encaminhadas à vigilância.

Salões de beleza e academias

No total, 1.041 vistorias foram feitas em salões de beleza e academias com 83 intimações. Nos lugares onde os fiscais encontraram inadequações, os proprietários foram intimados e tiveram o prazo de 24 horas para resolver os problemas. Dentre os erros mais observados estão: não aferir a temperatura dos clientes e funcionários e não fazer, de forma adequada, a higienização e desinfecção do ambiente e equipamentos de trabalho.

Já nos bares e restaurantes, foram 1.103 vistorias e 43 estabelecimentos autuados. Houve aplicação de multa, que varia entre R$ 2 mil e R$ 20 mil. Com irregularidades, seis locais foram interditados.

Os principais problemas encontrados foram aglomeração, não respeitar o distanciamento de dois metros entre as mesas e não fazer aferição da temperatura dos clientes e funcionários, bem como não adotar as medidas de segurança de higiene e desinfecção no local. Cerca de 15% das fiscalizações realizadas foram para atender denúncias da população.

Continuam suspensos

A Vigilância Sanitária alerta a população que o funcionamento de boates e casas noturnas continuam suspensos, bem como apresentações de espetáculos musicais ou shows ao vivo em bares e restaurantes.
A população pode colaborar fazendo denúncias na Ouvidoria 160 sempre que houver desrespeito às normas de distanciamento social e higiene. A Vigilância conta com 130 auditores fiscais em todo o DF e 22 núcleos de inspeção. As ações acontecem também aos finais de semana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação