Com investimento de quase R$ 3 milhões e cinco meses após o início da pandemia do novo coronavírus na capital, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) criou uma central para monitorar, em tempo real, unidades de saúde. Atualmente, a entidade está à frente dos hospitais de Base, Regional de Santa Maria e de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
De acordo com informações do Iges-DF, a Central de Comando conta com “estrutura de tecnologia avançada composta por um telão, duas telas menores e seis computadores”. Ao todo, os painéis permitem o acompanhamento da taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria, produtividade dos profissionais, quantidade de internados, serviços ambulatoriais e dados de atendimentos como consultas.
O dispositivo permite, também, alertar um gestor a respeito de pacientes com permanência acima do previsto, pessoas sem prescrição e com riscos assistenciais. Faturamento, ciclo financeiro, quantidade de suprimento também poderão ser acompanhados pelo sistema.
Para o Iges-DF, a nova ferramenta contribuirá para fortalecer o monitoramento das ações voltadas para atender os pacientes com o novo coronavírus. Ela permite verificar altas, ocupação de leitos e a recuperação dos pacientes. Além disso, mostrará a mortalidade e tempo de internação, que passarão por análises de especialistas.
Ao todo, 50 colaboradores serão treinados para operar a central. Seis profissionais fazem parte da Gerência de Resultados e serão treinados durante uma semana, por 20 horas. Os outros 44 receberão duas horas de capacitação, que começa nesta quarta-feira (12/8).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.