Mobilidade

Edital para bicicletas compartilhadas será lançado em setembro

O serviço está interrompido desde 31 de março e edital está na fase final de elaboração

Jonathan Luiz*
postado em 13/08/2020 14:12 / atualizado em 13/08/2020 14:12
Todos os trâmites serão divulgados assim que o processo for finalizado -  (crédito: Rodrigo Craveiro/CB/D.A Press)
Todos os trâmites serão divulgados assim que o processo for finalizado - (crédito: Rodrigo Craveiro/CB/D.A Press)

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, informou que o GDF vai lançar um novo edital para o serviço de bicicletas compartilhadas em setembro. A informação foi divulgada na quarta-feira (12/8), durante audiência pública da Câmara Legislativa sobre a proposta de implantação da Zona Verde para estacionamento rotativo em Brasília e no Sudoeste.

O serviço está interrompido desde 31 de março deste ano, quando a última empresa especializada encerrou as atividades locais e interrompeu a parceria com o Governo do Distrito Federal.

Casimiro explica os motivos da rescisão do contrato entre a empresa e o GDF: “Estamos com o edital de bicicletas compartilhadas já pronto para poder dar andamento. A empresa que estava antes pediu a rescisão do contrato porque tinha sido obrigatório pelo edital anterior que ela cobrasse apenas R$ 10 por ano. Dessa forma não poderia aumentar o valor da tarifa”.

Com isso, criou-se um problema para a empresa. “A exigência que foi colocada no edital anterior estabeleceu um limite máximo anual. A empresa disse que não tinha condições de operar aqui [Brasília] cobrando apenas R$ 10 reais por ano. Então, ela mesmo pediu para sair”, garantiu o secretário. A previsão é que, em setembro, o edital seja lançado.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) destacou que o edital de Chamamento Público para empresas interessadas em participar do novo Sistema de Mobilidade Ativa Compartilhada está em fase de conclusão. A pasta salientou que há previsão para que mais de uma empresa opere no DF, para expansão do serviço para outras RA`s, além do Plano Piloto, e para facilitação da integração com o transporte público de passageiros.

Todos os trâmites serão divulgados assim que o processo for finalizado.

Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação